Os resultados do Sistema Ocemg alcançados com as ações de Capacitação, Desenvolvimento Social e Acompanhamento das cooperativas em 2020 confirmam uma estratégia de reinvenção e adaptabilidade diante do cenário de distanciamento social causado pela pandemia.
No caso das atividades que contemplam o Desenvolvimento e Monitoramento de Cooperativas, as visitas técnicas foram realizadas no formato virtual, contemplando 338 cooperativas no ano passado, um aumento de aproximadamente 40% em relação ao período anterior. Ao todo, 568 cooperativas enviaram seus dados para consolidação do Anuário de Informações Econômicas e Sociais do Cooperativismo Mineiro, 319 integraram o Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas (PDGC) e 303 o Programa de Desenvolvimento Econômico-Financeiro (GDA), tudo isso com acompanhamento exclusivo do do Sistema.
Entre as inovações, foram realizadas as mentorias Incoop, destinadas às cooperativas participantes do PDGC, abrangendo 26 empreendimentos, mentorias do Ramo Crédito, contemplando 74 cooperativas, e mentoria Gestão do Amanhã, realizada com os especialistas Sando Magaldi e José Salibi Neto, totalizando 32 cooperativas atendidas.
Ainda com foco no PDGC, foram criadas a semana do preenchimento e as reuniões técnicas de orientação sobre o programa. A equipe trabalhou também na inserção de produtos e serviços de 585 cooperativas no catálogo de produtos disponível no aplicativo Cooperativismo em Minas, que pode ser baixando gratuitamente nas lojas Google Play e IOS. Para garantir informação direcionada e de qualidade para representantes dos sete ramos cooperativistas, a entidade criou e enviou, em formato digital, 15 boletins técnicos.
“O ano de 2020 foi um desafio para a atuação do Sistema Ocemg, porém, com todas as dificuldades do momento, mantivemos as metas estabelecidas, reformulamos os atendimentos presenciais, implantamos as visitas e mentorias virtuais e conseguimos um excelente resultado. Fizemos cerca de 40% a mais de visitas no ano passado”, ressalta a gerente Desenvolvimento e Monitoramento de Cooperativas, Vitória Drumond, que complementa: “para 2021 vamos manter os atendimentos virtuais, acompanhar as cooperativas no Prêmio Somoscoop Excelência em Gestão e incentivar a participação no PDGC, GDA, Dia C e demais projetos”.
Capacitação e promoção social
Com foco na formação profissional, capacitação e promoção social do setor, o Sistema Ocemg seguiu a mesma linha de inovação e adaptabilidade. No total, foram ofertados 36 cursos com diversos focos, sendo 16 deles novos , abrangendo 995 pessoas de 242 cooperativas. Além disso, foram realizadas 21 palestras com a participação de 4700 pessoas e destaque para as de Orientações Básicas sobre Cooperativismo, que contaram com 274 participantes.
Vale destacar ainda a participação de oito cidades mineiras nos programas Formacoop, com 143 pessoas de 62 cooperativas; Formacred (25 pessoas em Unaí); Lidercoop (38 participantes), bem como Prodeccop Saúde, Crédito (duas turmas) e Agro (124 cooperativistas); e Aprimoracoop, para 29 pessoas.
Foram realizados os módulos do Programa Educa OQS, acompanhamento do programa Aprendiz Cooperativo, em 28 cidades e na capital, e organizados dois workshops do PDGC para mais de 60 participantes de 41 cooperativas. O evento de lançamento do PDGC no ano passado contemplou 537 pessoas, ainda em formato presencial.No segundo semestre, uma live de apresentação do Anuário de Informações Econômicas e Sociais 2020 foi assistida por 503 pessoas.
A entidade ainda inovou lançando o curso de Agente de Transformação e Prosperidade Social (ATPS) para cerca de 25 cooperativistas e investiu no Programa de Desenvolvimento Sustentável, no Felicidade Interna do Cooperativismo (FIC), entre outras inciativas. No âmbito da promoção social, foram promovidos o lançamento do Dia C, cuja campanha contou, em 2020, com o engajamento de 267 cooperativas e beneficiou mais de 3.6 milhões de pessoas em todo o Estado. E, no final do ano, realizou o Seminário de Responsabilidade Social das Cooperativas Mineiras para 337 participantes. A criação e viabilização da série de 53 webinars chamada OnCoop, muniu os cooperativistas de informações relevantes.
“Em março de 2020 foi decretada a pandemia, fomos trabalhar em home office e três semanas depois já estávamos com a primeira videoconferência do OnCoop no ar. Saímos muito à frente, conseguimos uma audiência excepcional, porque fizemos chegar nas cooperativas informações muito relevantes e contextualizadas”, explica a gerente de Educação e Desenvolvimento Sustentável, Andréa Sayar.
Para 2021, ela acredita que a tendência é a manutenção dos cursos no ambiente digital. “Acreditamos que estamos ainda mais perto das cooperativas”, complementa. “A inovação para este ano tem o mesmo foco do anterior: avaliar as necessidades das cooperativas e tendências de mercado para a oferta de ações para o desenvolvimento do setor, assim como priorizar a Agenda 2030. Afinal, estamos a dez anos de construir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU e o Sistema Ocemg, enquanto signatário do Pacto Global, tem nela sua grande pauta, tendo em vista como as cooperativas continuarão desenvolvendo suas atividades e, ao mesmo tempo, focadas nas suas responsabilidades com a sustentabilidade”, acrescenta.