Imagem - Ocemg
Notícias

Reunião do Plano ABC+ aborda programa de crédito do BDMG operado por coops

11/05/2023
Compartilhar em:
WhatsAppFacebookTwitterLinkedIn
Imagem - Ocemg

No dia 9 de abril, foi realizada Reunião Ordinária do Plano Setorial para à Mudança do Clima e Baixa Emissão de Carbono na Agropecuária, com vistas ao Desenvolvimento Sustentável de Minas Gerais (Plano ABC+/MG). O Sistema Ocemg, que acompanha o Plano, participou do encontro sendo representado pela analista Diana Oliveira. A programação girou em torno de três pautas:  o Programa LabAgroMinas, de fomento às práticas de agricultura sustentável e climaticamente inteligentes em Minas Gerais do BDMG; a atualização das contratações do crédito rural da linha do Programa ABC pelo Banco do Brasil; e atualização do Projeto Rural Sustentável PRS – Cerrado, do Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Sustentável (IABS).

Destaque para o LabAgroMinas, cuja vigência é entre 2022 a 2027, tem como objetivo fomentar uma agricultura de alta qualidade e competitividade associada à produção de ativos ambientais e de valor compartilhado. O BDMG é o detentor da linha de crédito e o repasse é feito para as cooperativas locais e a Embrapa é responsável pelo suporte técnico.  Atualmente, as cooperativas Sicoob Aracoop, Sicoob Coopacredi, Sicoob Credipontal, Sicoob Montecredi, Sicoob Noroeste de Minas, Sicoob Credicarmo, Sicoob União dos Vales, Sicoob Sarom, Sicoob Mais, Sicoob Cosmipa, Sicoob Credipel, Sicoob Credinacional e Sicoob Credialp, estão habilitadas a operar o programa. E o atendimento das cooperativas não se restringe aos clientes residentes nos municípios nos quais elas têm atendimento presencial.

Entre os benefícios do Programa estão, por exemplo, a redução significativa dos custos de produção; a manutenção ou o aumento dos níveis de produtividade; a melhoria da qualidade do solo; o aumento da saúde das plantas e melhoria na resiliência a variações climáticas; e, claro, a captura de carbono.

Na oportunidade, o representante da superintendência estadual do Banco do Brasil, Paulo Sérgio de Souza, apresentou as contratações do crédito rural da linha do programa ABC atualizadas. Os dados apresentados mostram que as contrações por tecnologia do Programa ABC+ saltaram de R$ 204,5 milhões no Plano Safra 2021/22 para R$ 453,4 milhões na Plano Safra 2022/23.  Fechando a pauta o técnico da Embrapa Vitor Oliveira apresentou as contas dos trabalhos do comitê técnico estadual nos estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e Minas Gerais.

Imagem - Ocemg

Baixe o Aplicativo do
Sistema Ocemg

Disponível para:
Imagem - Ocemg