Ronaldo Scucato, presidente do Sistema Ocemg, foi eleito para mais um mandato como presidente da Federação dos Sindicatos das Cooperativas dos Estados de Alagoas, Bahia, Espírito Santo, Minas Gerais e Santa Catarina (Fecoop/Sulene). Em assembleia realizada no dia 20 de junho, o dirigente foi reeleito e atuará no cargo por quatro anos.
Entre os principais objetos da federação estão, por exemplo, representar os interesses da categoria econômica das cooperativas e de seus sindicatos filiados; promover serviços de pesquisas e de informações relativos aos interesses dos grupos e da categoria que representa; colaborar com o poder público em suas diversas esferas, como órgão técnico e representativo, no estudo e solução dos problemas que se relacionem com o cooperativismo.
“Fico honrado em seguir como presidente da Fecoop/Sulene, dando continuidade a um trabalho importante que vimos desempenhando. As federações têm papel preponderante no sistema cooperativista, sendo formadas por cinco sindicatos e, quando são reunidas três federações, forma-se uma confederação. Temos o orgulho como Fecoop/Sulene de sermos uma das fundadoras da entidade sindical de grau máximo do setor, a Confederação Nacional das Cooperativas (CNCoop)”, exaltou Scucato.
Vale destacar que a criação do sistema sindical cooperativista veio para proteger e dar subsídio para a categoria econômica. Antes disso, cada coop, em seu segmento de atuação, obedecia a instrumentos negociados por sindicatos que não as representava.
A Fecoop/Sulene foi criada em 2002 e, desde 2015, Ronaldo Scucato preside a federação.