Imagem - Ocemg
Notícias

Safra de milho pode favorecer margem

15/07/2019
Compartilhar em:
WhatsAppFacebookTwitterLinkedIn
Imagem - Ocemg

Um dos principais insumos da produção de suínos é o milho. Nos últimos anos, a oferta menor do cereal contribuiu para a elevação dos preços e, consequentemente, dos custos com a atividade. Essa alta comprometeu as margens de lucratividade e provocou diversos prejuízos ao suinocultor. Neste ano, os valores do milho ainda estão em crescimento, porém, o índice – cerca de 10% a mais – está em níveis abaixo da valorização do suíno (85,89%), o que permite melhores condições de produção e o início da recuperação das margens do suinocultor. O mercado do milho deve ser acompanhado de perto pelos criadores, uma vez que a previsão de uma safra nacional recorde pode provocar queda nos preços.

De acordo com o zootecnista e anapara lista de agronegócios da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (Faemg), Wallisson Lara Fonseca, a saca de 60 quilos do cereal está cotada, em média, a R$ 32 em Minas Gerais, valor 10% maior que o praticado em igual período do ano passado.

A situação do suinocultor, entretanto, está mais favorável e o momento é de busca pela recuperação dos prejuízos.

“A gente vê a recuperação de margem, mas não podemos falar que o suinocultor está nas nuvens, no apogeu. Isso porque ele trabalhou no vermelho nos últimos anos, acumulando prejuízos em função dos custos elevados e queda dos preços do suíno. O momento é de retomada de preços do suíno vivo, que, hoje, mesmo com a alta do milho, estão em patamares superavitários”, disse Lara. (MV)

Fonte: Diário do Comércio

Imagem - Ocemg

Baixe o Aplicativo do
Sistema Ocemg

Disponível para:
Imagem - Ocemg