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Semeando o futuro cooperativista nas escolas mineiras

06/11/2023
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O programa Cooperjovem contabiliza 450 educadores, formados em 54 cidades mineiras, com o apoio de 74 cooperativas

”A escola ficou mais divertida! Nossa professora organizou a venda de adubo orgânico e eu estou entre os estudantes que mais venderam!”, diz, com bastante entusiasmo, o pequeno empreendedor Luís Felipe Silvestre, de 10 anos, aluno do 5º ano da Escola Municipal Vitalina Rossi, em Poços de Caldas. Ele já vendeu 25 pacotes de adubo, de 800 gramas, por R$10, cada. E a atividade vai mais além, promove a consciência sobre sustentabilidade. “Também aprendi que plantar é muito importante. Sem o plantio, não existiriam os animais e a nossa alimentação seria muito limitada!”, reflete Luís.

“O melhor disso tudo é ver o engajamento dos estudantes em cumprir a missão, a visão e os valores da organização criada por eles, a ‘Vitalina Verde’, trazendo um novo sentido para a escola. Além disso, os alunos também desenvolvem habilidades em conteúdos de Português, Matemática, Artes, Informática e Ciências”, mostra a professora Magda Lúcia Silva, responsável pelo projeto apoiado pelo Sicoob Sarom.

A ação da escola poços-caldense faz parte do Programa Cooperjovem, uma iniciativa do Sescoop Nacional, realizada em Minas Gerais pelo Sistema Ocemg, desde 2022.

O programa visa disseminar a cultura da cooperação nas escolas. Desde o ano passado, 450 educadores foram formados pelo programa em 54 cidades mineiras. Os cursos foram realizados pelo Sistema Ocemg com o apoio de 74 cooperativas.

“O Cooperjovem desenvolve estudantes como protagonistas na construção de uma sociedade mais consciente, colaborativa e próspera”, ressalta o presidente do Sistema Ocemg, Ronaldo Scucato. “O cooperativismo é a verdadeira alavanca para desenvolver a economia e dar o exemplo da perfeição da democracia”, conclui.

Multiplicando Conhecimentos

 Na prática, em Minas, os educadores que participam do Cooperjovem são capacitados, pelo Sistema Ocemg, a educarem os alunos em quatro eixos: cooperativismo, empreendedorismo, finanças e meio ambiente, por meio de uma metodologia chamada Cooperjogo. Fundamentada na aprendizagem baseada em projetos, e busca inserir os estudantes no centro do processo de ensino-aprendizagem.

Depois de capacitados, os professores se tornam multiplicadores e passam a ensinar também temas como a criação e gestão de uma cooperativa, o que estimula a criatividade e favorece o desenvolvimento de habilidades necessárias ao empreendedorismo.

A porta de entrada no programa são as cooperativas locais. Em São Roque de Minas, por exemplo, após solicitar apoio ao Sistema Ocemg, o Sicoob Sarom participou de reuniões para definir como seria a sua atuação. Foi a cooperativa de crédito, inclusive, que deu o pontapé inicial para o estabelecimento do Cooperjovem na escola Vitalina Rossi, citada no início desta matéria que, em parceria com a Secretaria de Educação de Poços de Caldas, promoveu o treinamento de 34 professores da rede pública. Ao todo, foram alcançados 1.288 alunos de 20 escolas da cidade

“O primeiro passo é mostrar aos educadores que a cooperação já faz parte do dia a dia deles. Replicar isso, desenvolve a empatia e facilita a resolução de conflitos, habilidades essenciais da vida cotidiana e do mercado de trabalho”, conta Ighor Thadeu Silva, supervisor de Educação e Desenvolvimento do Cooperativismo do Sicoob Sarom.

No município de Pompéu, foram 250 professores capacitados, em aulas divididas em seis módulos, com 4h de duração cada, que podem ser presenciais ou online. “É uma forma ágil de ampliar os conhecimentos deles sobre o tema e ainda promover o engajamento dos alunos nas atividades”, avalia Fabiana Cristina de Moura, secretária Municipal de Educação.

O Cooperjovem também reverbera entre as famílias dos alunos. Foi o que observou Aparecida Marta de Oliveira e Silva, diretora da Escola Municipal Dr. Inocente Soares Leão, da cidade de Guanhães, na ação ”Descubra Meu Sorriso”. A atividade, realizada em setembro, trabalhou o equilíbrio, o autoconhecimento e a aceitação entre os alunos do 5º ano.

A diretora conta que uma das mães se emocionou ao ver o sorriso do filho, uma criança mais retraída, mas que se abriu depois do projeto. “As atividades permitem que os alunos se sintam capazes de desenvolver seus sonhos pessoais e coletivos, colocando em prática os valores cooperativistas”, ressalta.

Educação Cooperativista

Atento à política estadual de apoio ao cooperativismo nas escolas e às legislações municipais de incentivo à inclusão da educação cooperativista, empreendedora e financeira nos currículos escolares, o Sistema Ocemg atua na formação de educadores do ensino básico, desde 2011, por meio do Programa de Educação Cooperativa, que já beneficiou mais de 20 mil estudantes.

Por meio do Programa, as coops mineiras colocam em prática o 5ª e 7º princípios do cooperativismo.  A meta é contribuir para a educação de crianças e adolescentes, desenvolvendo a cultura da cooperação.

Em 2022, o Sistema Ocemg ampliou as ações realizadas no âmbito do Programa Educação Cooperativista nas Escolas, através da adesão ao programa nacional Cooperjovem. O novo escopo objetiva a formação dos educadores em quatro grandes eixos: Cooperativismo, Empreendedorismo, Finanças e Meio Ambiente, importantes áreas de conhecimento, aderentes à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e à agenda sustentável.

O Cooperjovem está alinhado ao Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas, no critério Sociedade, aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), reforçando o comprometimento do Cooperativismo com a construção de uma sociedade mais justa, por meio da educação.

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