Imagem - Ocemg
Notícias

Seminário das cooperativas de transporte da região Sudeste discute desafios e oportunidades para o setor

21/07/2020
Compartilhar em:
WhatsAppFacebookTwitterLinkedIn
Imagem - Ocemg

Conselheiros, dirigentes, gestores e colaboradores participaram do Seminário Virtual do Ramo Transporte da Região Sudeste, realizado no dia 17 de julho.  Mais de 90 pessoas marcaram presença no encontro online, que contou com representantes do Conselho Nacional de Transporte da OCB, e das quatro Unidades Estaduais: Sistema Ocemg, Sistema OCB/RJ, Sistema OCB/ES e Sistema Ocesp.

“Realizamos anualmente o Encontro Nacional do Ramo Transporte, porém, neste ano tudo mudou devido à situação pandêmica e o Conselho Consultivo desenvolveu uma lógica de regionalização dos encontros. Os seminários regionais são para conhecermos a força de cada Estado, nos aproximarmos mais da base e para que tenhamos uma visão mais completa do que está acontecendo no setor”, explicou Evaldo Matos, presidente da Federação das Cooperativas de Transporte de Minas Gerais (Fetranscoop-MG) e coordenador nacional do ramo.

Segundo Matos, das cerca de oito mil cooperativas atuantes no Brasil, mais de 1.300 são de transporte. Ele frisou ainda que o país apresenta um mercado enorme para o setor, visto que o transporte de cargas e pessoas é feito predominante pelas rodovias.

O seminário contou com uma palestra do coordenador de Desenvolvimento Cooperativo do Sescoop/PR, João Gogola, que apresentou o cenário atual, os desafios para as cooperativas e as possibilidades de retomada da economia pós-pandemia. Gogola frisou que o cooperativismo está no caminho certo ao buscar, cada vez mais, conhecer a realidade de cada ramo e do contexto econômico para traçar estratégias com vistas no seu desenvolvimento. A programação contemplou também casos de sucesso de cooperativas dos quatro Estados.

Na ocasião, o presidente do Sistema Ocemg, Ronaldo Scucato, comentou sobre a evolução experimentada pelo setor nos últimos anos, principalmente no momento atual, em que as cooperativas estão transportando os alimentos e demais produtos para as pessoas durante o período de pandemia. E exemplificou ainda, dizendo que “os taxistas estavam passando uma situação dificílima diante do isolamento causado pelo novo coronavírus e o Sistema Ocemg acionou as cooperativas de taxistas para fazer as entregas dos kits de participação para duas mil pessoas em Belo Horizonte e Região Metropolitana”. Segundo ele, hoje, Minas Gerais conta com 156 cooperativas e cerca de 19 mil associados.

O superintendente do Sistema Ocemg, Alexandre Gatti Lages, leu ainda uma carta enviada pelo presidente da Ligue Taxi BH, Durval Cunha, em nome dos cooperados, agradecendo a iniciativa da entrega dos materiais da Corrida.

Em complemento, o superintendente do Sistema OCB, Renato Nobile, falou que momentos de crise pedem reflexão. “No cenário atual, devemos enfrentar as dificuldades e aproveitar as oportunidades. Uma delas é a possibilidade de um maior fortalecimento da relação de cooperados com as cooperativas”, disse.

Vinícius Mesquita, presidente do Sistema OCB/RJ, contou que sua origem no cooperativismo é no ramo transporte em uma cooperativa da qual é presidente nos dias de hoje e frisou sobre a relevância de ações com vistas na evolução do segmento.

Já o superintendente técnico da Ocesp, Flávio Bersani, destacou três pontos referentes ao seminário: o fato de o transporte estar cada dia mais evidente como serviço fundamental para a sociedade; a questão de regionalizar e discutir com o grupo, trocando experiências para solucionar problemas comuns em conjunto, bem como o fator inovação, tão relevante para a manutenção das cooperativas no mercado.

Adiantando que o seminário é o pontapé inicial de uma grande parceria, Carlos André Santos, superintendente do Sistema OCB/ES, disse: “Esta é uma iniciativa muito importante. A primeira de muitas que a região sudeste fará em conjunto”.

Imagem - Ocemg

Baixe o Aplicativo do
Sistema Ocemg

Disponível para:
Imagem - Ocemg