O Sistema Ocemg realizou, na última segunda-feira, dia 7, a 14ª edição do Seminário de Responsabilidade Social das Cooperativas Mineiras. Em formato virtual, o evento reuniu cooperativistas de todo Estado para o encerramento das ações de voluntariado realizadas no decorrer do ano.
Em um ano marcado pela pandemia do novo coronavírus, as cooperativas mineiras se mobilizaram e realizaram ações com foco em mitigar os impactos da doença na vida das pessoas, por meio do voluntariado cooperativista com o Dia de Cooperar (Dia C).
Nesse sentido, o presidente do Sistema Ocemg, Ronaldo Scucato, durante a abertura do Seminário, falou sobre a importância da responsabilidade social e do Dia C. Segundo o dirigente, os projetos das cooperativas se perpetuam porque são focados nas pessoas. “O cooperativismo representa o capitalismo moderado, que visa não apenas o lucro, mas a satisfação e o bem-estar das pessoas”, complementou.
Por mensagem de vídeo, o governador de Minas Gerais, Romeu Zema, frisou que o segmento seguiu e se saiu muito bem em um ano tão difícil para todos. “O cooperativismo tem sido de fundamental importância para nossa atividade econômica”, disse. E ressaltou: “A expectativa é que 2021 seja muito melhor e espero que o Sistema Ocemg e as cooperativas continuem contribuindo com o nosso Estado como sempre faz”.
Com o intuito de ampliar a discussão sobre Responsabilidade Social Cooperativista, disseminando conceitualmente e estimulando ações concretas e viáveis vinculadas às estratégias da organização, o Seminário contou com a contribuição de palestrantes conhecidos no país.
Eduardo Lyra, fundador da Rede Gerando Falcões, que atende 1800 famílias de comunidades através do esporte, cultura, qualificação profissional e renda, abordou o tema Mundo, eu não tenho medo de você. Ele compartilhou sua experiência de vida e superação, dizendo que é imprescindível se desafiar e ser grato pelas conquistas, sempre pensando no próximo passo a ser dado. “O que move o mundo é o espírito empreendedor, são as pessoas que querem deixar um legado, que criam, inovam, descobrem alternativas. Precisamos nos organizar em agendas estratégicas e construir um plano para entrar para as próximas gerações”, reforçou.
Outra convidada foi a atriz e palestrante Denise Fraga, conduzindo um assunto em evidência nos dias de hoje: Conexões Humanas em Tempos Digitais. “Temos que encontrar uma maneira de nos mantermos conectados com nossos ideais”, alertou. E seguiu que “o nosso corpo é instintivamente solidário, por reconhecimento do igual, do próximo”.
A sustentabilidade e o engajamento do setor cooperativista em prol da construção de um mundo melhor complementaram a programação do evento. O presidente do Sicoob Aracoop, Ramiro Ávila e a analista da Gerência de Educação e Desenvolvimento Sustentável do Sistema Ocemg, Rouzeny Zacarias, explicaram o trabalho realizado por meio do Programa de Desenvolvimento Sustentável, realizado em Morada Nova de Minas, com foco no fomento à cadeia produtiva da Tilápia na região. O Sistema Ocemg em parceria com a cooperativa atuante na cidade e outros parceiros, coloca em prática um projeto de apoio à piscicultura local, que vai desde o início da produção até a venda.
“A revalorização deste território é importante para a continuidade do negócio, ainda mais tendo em vista que estamos falando da segunda maior cadeia produtiva do país, em volume e em qualidade. Ou seja, estamos cuidando de uma cadeia que alimenta todo o entorno do município, outras cidades e até outros Estados”, comentou Rouzeny Zacarias, analista de Educação e Desenvolvimento Sustentável do Sistema.
Sobre os próximos passos do programa em Morada Nova de Minas, Ávila afirmou que “agora, queremos nos organizar para começar a exportar e também agregar valor ao que é produzido na cidade”.
A apresentadora do MG1 Aline Aguiar abordou sobre A importância do desenvolvimento sustentável para Minas e para o Brasil. Ela falou sobre sua relação afetiva com a região de Três Marias e Morada Nova de Minas. “Quando compro uma Tilápia, estou valorizando o trabalho de várias mãos. Esse produto chega na minha mesa com muito mais valor”, comentou. Em sua fala, Aline reforçou sobre a consciência de cuidar do planeta: “Precisamos contribuir para as futuras gerações e entender que o planeta tem limites”.
Homenagens
Durante o Seminário, a economista e comentarista da Rádio Itatiaia, Rita Mundim, foi homenageada pelo Sistema Ocemg por sua conquista do Prêmio SomosCoop Melhores do Ano, na categoria Influenciadores Coop. “Você é a segunda a receber a placa da Mão da Cooperação. A primeira foi entregue ao Papa Francisco”, comentou Scucato. Emocionada com a homenagem, Rita frisou que o cooperativismo é feito de conquistas conjuntas e que o prêmio foi para todos os cooperativistas mineiros.
Samuel Flam, presidente da Unimed-BH, cooperativa de Saúde que atuou fortemente no combate à pandemia, recebeu simbolicamente a placa de participação no Dia de Cooperar, representando todas as cooperativas mineiras participantes do projeto. “É uma honra estar aqui representando as cooperativas mineiras que integraram o Dia C este ano. Nós da Unimed-BH temos a cooperação não apenas como modelo de negócio, mas principalmente como uma filosofia de vida”, disse e parabenizou todas as cooperativas que se empenharam neste grande movimento de estímulo às iniciativas de voluntariado que fazem parte da agenda estratégica do cooperativismo.
As cooperativas que integraram o Dia C 2020 receberão, em janeiro, as placas comemorativas e a publicação que traz o compilados das ações da campanha em Minas Gerais.