Imagem - Ocemg
Notícias

Senado aprova moção de aplauso a indicado ao Prêmio Nobel da Paz

16/03/2021
Imagem - Ocemg

O Senado aprovou, no dia 10 de março, uma moção de aplauso ao ex-ministro da Agricultura, Alysson Paolinelli, indicado ao Prêmio Nobel da Paz 2021. A proposição teve autoria da senadora Katia Abreu, integrante da Frente Parlamentar do Cooperativismo (Frencoop), que afirmou que Paolinelli foi o grande defensor da tecnologia e da inovação e criou 26 representações da Embrapa em várias regiões do país durante sua passagem pelo Ministério da Agricultura, na década 1970. “Ele merece essa moção de aplausos, porque foi indicado para o Prêmio Nobel da Paz e por tudo que desenvolveu pela Embrapa, diretamente combatendo a fome no Brasil e no mundo”, ressaltou.

O ex-ministro da Agricultura ficou conhecido por implantar a agricultura tropical sustentável no cerrado brasileiro, que perdura até hoje. De acordo com dados da Organização das Nações Unidas (ONU), em 2016 o país alimentou 1,2 bilhão de pessoas. Na última safra foram colhidas 230 milhões de toneladas de alimentos, número dez vezes maior do que o Brasil conseguia produzir quando a revolução de Paolinelli começou.

“Alysson Paulinelli está sendo indicado com aplausos e apoios de muitos países, para que ele concorra e vença, se Deus quiser, esse Prêmio Nobel da Paz. Ele é um brasileiro da maior categoria. Com mais de 80 anos, é um trabalhador assíduo, com raciocínio muito preciso – parece que tem 20 anos de idade, devido ao seu espírito público”, completou.

Também subscreveram o pedido, os senadores Antonio Anastasia (MG), Rose de Freitas (ES), Chico Rodrigues (RR), Esperidião Amim (SC), Izalci Lucas (DF), Luís Carlos Heinze (RS) e Luiz do Carmo (GO).

 

Perfil

O nome de Paolinelli ao Prêmio Nobel da Paz 2021 recebeu o apoio de mais de cem cartas de representantes de instituições de 28 países. Natural de Bambuí (MG), Alysson Paulinelli nasceu em 10 de julho de 1936. Cursou o científico no Instituto Gammon, em Lavras (MG), cidade onde se formou, em 1959, engenheiro agrônomo pela Escola Superior de Agricultura. No mesmo ano, se tornou professor de hidráulica, irrigação e drenagem da instituição, atuando até 1990.

Professor, Paulinelli também foi secretário de Agricultura de Minas Gerais por três vezes e deputado federal no período da Constituinte. Em 2006, foi premiado com o The World FoodPrize pelo incentivo à agricultura tropical brasileira na evolução da oferta de alimentos no mundo. Atualmente, é embaixador da Boa Vontade do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA) e presidente do Instituto Fórum do Futuro.

(Fonte: OCB)

Imagem - Ocemg

Baixe o Aplicativo do
Sistema Ocemg

Disponível para:
Imagem - Ocemg