O portifólio do Sistema Ocemg já oferece 12 cursos pontuados pelo Conselho Regional de Contabilidade (CRC-MG) exclusivos para os contadores das cooperativas mineiras. A partir de agosto, os cursos também serão oferecidos em formato digital. O credenciamento considera 1 ponto por hora/aula.
De acordo com a analista da Gerência de Educação e Desenvolvimento Sustentável do Sistema Ocemg Micheline Grapiúna, o objetivo da organização é “oferecer um curso da área contábil por mês de forma que os contadores do setor possam cumprir, com folga, a pontuação exigida para renovação do cadastro profissional junto ao CRC/MG”.
Ao longo da semana passada, entre os dias 17 a 21 de agosto, foi realizado o curso “Elaboração de Demonstrações Contábeis de acordo com a Circular Bacen nº 3.959”, exclusivo para as cooperativas do ramo Crédito. Na ocasião, 32 participantes assistiram às aulas do professor Roberto Marchelli, que abordou temas como estruturas e demonstrações contábeis e de Balanço Patrimonial.
Entre os temas que diferenciam a contabilidade do setor, o professor explicou o Ato Cooperativo, que está previsto em Constituição, mas que causa dúvidas sobre o que se enquadra e o que não está definido como tal.
O contador do Sicoob Coopcredi, de Dores do Indaiá, Walter de Faria, que participou do último curso, elogiou o treinamento e a didática utilizada pelo professor. Ele frisou ainda a relevância de completar os pontos exigidos pelo CRC por meio de iniciativas digitais.