Imagem - Ocemg
Notícias

Shopping virtual para agricultores familiares 

Compartilhar em:
WhatsAppFacebookTwitterLinkedIn
Imagem - Ocemg

Plataforma vai permitir que cooperativas mineiras se conectem com consumidores de todo o País 

 

As cooperativas mineiras da agricultura familiar poderão expor seus produtos na plataforma “É do Campo“, um marketplace criado pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais (Emater-MG) para ser um canal de venda direta, conectando agricultores familiares de Minas Gerais com os consumidores de todo o país, estimulando as vendas dos produtores locais.

A novidade foi pauta da reunião do Conselho Estadual de Desenvolvimento Rural Sustentável (Cedraf-MG), instância colegiada, que integra a estrutura da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa). Realizado no dia 14 de março, o evento contou com a participação do Sistema Ocemg e do Ministério do Desenvolvimento Agrário.

“A Emater de Minas é pioneira nesta ação. Essa é a primeira plataforma de marketplace de uma instituição pública”, explica a analista de Desenvolvimento e Monitoramento de Cooperativas do Sistema Ocemg, Diana Oliveira. “O que chama a atenção é a variedade de produtos oferecidos através do site e as cooperativas podem integrar a plataforma para aumentar as suas vendas”.

Vale ressaltar que o Sistema Ocemg acompanhou a criação da plataforma. “Nós integramos o Conselho da Emater, que é uma empresa pública estadual, e também integramos o Colegiado Gestor do COOPERAF MG – Programa de Cooperativismo da Agricultura Familiar e Agroindústria Familiar do Governo de Minas. Assim, tivemos a oportunidade de conhecer o projeto desde a sua concepção, destaca o assessor institucional do Sistema Ocemg, Geraldo Magela. “Por isso, pudemos conhecer, analisar e opinar sobre a construção da plataforma, sempre analisando sob a ótica cooperativista, para permitir que a ferramenta possa agregar valor ao nosso setor

 

Atuação do Sistema Ocemg no Cedraf-MG

O Conselho Estadual de Desenvolvimento Rural Sustentável (Cedraf-MG) é um espaço de diálogo e participação nas políticas públicas relacionadas ao desenvolvimento sustentável. “Como o Sistema Ocemg é uma entidade de classe ligada ao cooperativismo e faz parte do Cedraf-MG, as cooperativas têm voz e representatividade nas discussões e decisões sobre temas relevantes para o setor agrícola e rural do Estado”, explica Diana.

A participação da Organização no Cedraf-MG permite que as cooperativas contribuam com propostas, demandas e necessidades específicas do cooperativismo, como acesso a crédito rural, incentivos para a produção sustentável, apoio à agricultura familiar, entre outros. Além disso, o Conselho proporciona um ambiente para o fortalecimento das parcerias entre o setor público e privado, buscando soluções conjuntas para os desafios enfrentados pelo cooperativismo mineiro.

“A importância do Cedraf-MG para o cooperativismo em Minas Gerais está relacionada à representatividade, influência nas políticas públicas e oportunidade de participação ativa na construção de um ambiente favorável ao desenvolvimento sustentável das cooperativas e do meio rural como um todo”, acrescenta Diana.

 

Como participar da “É do Campo”

Para fazer parte da plataforma, as cooperativas devem procurar o escritório da Emater do seu município. Um dos pré-requisitos é ser beneficiária do Programa de Apoio à Comercialização Eletrônica de Produtos e Serviços da Agricultura Familiar.

Além disso, a cooperativa precisa ter condições necessárias para a emissão regular de nota fiscal. Faz parte dos requisitos a obrigatoriedade na apresentação de documento pessoal e do empreendimento, além da apresentação de documentação válida da habilitação sanitária do empreendimento e registro do produto, se for o caso.

Uma das principais orientações do Programa é a promoção da venda direta do produtor para o consumidor, eliminando intermediários. Nesse sentido, o interessado deverá demonstrar a produção própria do produto a ser comercializado.

Para obter informações detalhadas sobre o Programa e iniciar o processo de adesão, a cooperativa deve entrar em contato com o escritório da Emater-MG localizado em seu município.

Imagem - Ocemg

Baixe o Aplicativo do
Sistema Ocemg

Disponível para:
Imagem - Ocemg