No dia 5 de novembro, aconteceu a entrega do 3º ciclo do Reconhecimento Inovação com Propósito (Recip). A iniciativa da Fenasbac (Federação Nacional dos Servidores do Banco Central), apoiada pelo Banco Central do Brasil, mensurou os resultados e impactos das cooperativas participantes, trazendo uma análise detalhada do trabalho realizado e destacando os resultados não-financeiros gerados para as comunidades.
Nos últimos anos, o Recip tornou-se uma importante ferramenta para valorizar as cooperativas com as melhores práticas, destacando e comunicando à sociedade as ações realizadas por cooperativas financeiras em todo o país. Com 25 finalistas, o Recip 2024 premiou cooperativas brasileiras em dimensões essenciais para o mercado, como ESG, Finanças Verdes e Desenvolvimento.
Nesta edição, Minas Gerais se destacou em quatro das cinco dimensões avaliadas, com o Sicoob Coopemata e o Sicoob Credcooper reconhecidos entre as melhores do país. Isso demonstra o compromisso do cooperativismo de crédito mineiro com o bem-estar e o crescimento das comunidades em que atuam, além de reforçar sua contribuição essencial para o desenvolvimento econômico do Estado e do Brasil.
Premiação destacada para Minas Gerais:
- Reconhecimento Cooperativa Global: Sicoob Coopemata
- Dimensão ESG: Sicoob Credcooper
- Dimensão Finanças Verdes: Sicoob Credcooper
- Dimensão Desenvolvimento de Capacidades: Sicoob Credcooper
Vale destacar: O projeto Nascente Viva, do Sicoob Credcooper, foi apresentado na cúpula anual da United Nations Federal Credit Union (UNFCU), como um dos exemplos levados pela Fenasbac para mostrar como tem incentivado as cooperativas brasileiras a reportarem suas iniciativas de impacto por meio do Recip.
Fonte: MundoCoop e Fenasbac Inovação