No dia 18 de novembro, o Sicoob Credcooper apresentou para a comunidade e entidades locais o Programa Revitalizar de recuperação do Ribeirão do Lage, em Caratinga. O encontro ocorreu no Centro Universitário de Caratinga (Unec).
De acordo com o analista de Organização do Quadro Social (OQS) da cooperativa, Fabio Junior de Carvalho, a reunião teve foco na apresentação do diagnóstico ambiental Zoneamento Ambiental Produtivo (ZAP), que fez a análise territorial detalhada da sub-bacia do Ribeirão do Lage, considerando os aspectos produtivos, econômicos e ambientais, além da sinalização dos próximos passos do programa.
O ZAP foi feito pela Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa-MG) e apresentado pelo Sebrae Minas e dará base para a ação do Sicoob Credcooper em 2022, que englobará: a sensibilização da comunidade para o tema da preservação, a realização de dias de campo junto aos produtores locais, frisando a necessidade de recuperar áreas de nascente degradadas, e a criação de grupos de mulheres e de jovens.
Segundo Carvalho, a iniciativa faz parte do Programa Nascente Viva, promovido pela cooperativa desde 2015 e que já recuperou 37 nascentes locais. O Ribeirão do Lage passa por três municípios e é responsável pelo abastecimento de cerca de 80 mil pessoas.