A tradicional campanha realizada pela Credicom, em parceria com a Hemominas, para doação de sangue foi um pouco diferente em 2020. Todo ano, os funcionários agendam suas doações e visitam o Hemocentro. Dessa vez, uma estrutura montada na sede da própria Cooperativa facilitou o acesso e a participação. Alinhada ao 7º princípio do Cooperativismo, o interesse pela Comunidade, a ação aconteceu no dia 16 de setembro, como parte do Programa de Responsabilidade Social do Sicoob Credicom.
Ao todo, 43 funcionários participaram da ação, 30% deles doaram sangue pela 1ª vez. Além de promover a segurança sanitária da equipe, a iniciativa colaborou com o estoque de sangue da fundação, que vem passando por baixa nos últimos tempos, principalmente devido à pandemia.
Garibalde Mortoza, presidente da Credicom, ressalta que, com a pandemia da Covid-19, as doações diminuíram drasticamente, mas a demanda por sangue para salvar vidas, não. Por isso, é tão importante apoiar esta causa. “A Credicom, como a cooperativa dos profissionais da área da saúde, tem orgulho em promover ações sociais como essa. Cada doação realizada pode beneficiar até quatro pessoas. É tudo muito seguro: a coleta é com horário agendado, seguindo as normas de segurança, e com toda a estrutura do Hemominas”, reforçou.
De acordo com a gerente de Capacitação e Cadastro da Fundação Hemominas, Viviane Guerra, nos últimos meses todas as unidades da Hemominas vêm enfrentando uma queda nos estoques de sangue devido a diversos fatores.
“As restrições de circulação e avanço rápido da pandemia a geraram muita ansiedade e medo na população e isso vem impactando nos comparecimentos, refletindo-se diretamente nos estoques de sangue, fundamentais para atendimento às demandas diárias dos estabelecimentos de saúde, bem como aos pacientes assistidos pela Hemominas em seus ambulatórios. Assim, todas as ações que estimulem a doação, como esta da Credicom, são muito bem-vindas e necessárias. A Fundação só tem a agradecer pela iniciativa”, afirma Viviane Guerra.