Membros da diretoria do Sistema Ocemg foram convidados para duas ações importantes realizadas pelo Sicoob Credicopa no dia 31 de maio. A primeira foi um almoço, promovido pela cooperativa para celebrar a inauguração da Usina Fotovoltaica da instituição na Casa das Meninas, em Patos de Minas.
Integraram o evento o presidente do Sistema Ocemg, Ronaldo Scucato, o superintendente da entidade, Alexandre Gatti Lages, e a gerente-geral, Isabela Pérez. Segundo explica o presidente da coop financeira, Ronaldo Siqueira Santos, a ação foi inspirada pelo Programa MinasCoop Energia, da Unidade Estadual.
Ele esclarece que o Sicoob Credicopa já tem sua sustentabilidade energética. Buscando estimular o pertencimento do cooperado nas iniciativas sociais da coop, R$ 0,10 de todas as contas pagas por meios eletrônicos estavam sendo destinados para um fundo, utilizado para a construção da usina fotovoltaica na Casa das Meninas – que cuida de meninas em situação de rua e baixa renda e de idosas, além de contemplar uma escola de educação infantil. “Além de trazer os cooperados para essa ação social, aumentamos o número de transações eletrônicas e o faturamento. Em cada cidade que atuamos, temos uma ação nesse formato, cujos recursos arrecadados serão revertidos para a sociedade”, destaca.
Durante o evento, foi também apresentado e distribuído o Relatório de Sustentabilidade do Sicoob Credicopa 2023.
Integração e conhecimento
Ainda no dia 31/05, o conselheiro do Sistema Ocemg e presidente do Sicoob Credicopa, Ronaldo Siqueira Santos, convidou o superintendente do Sistema Ocemg, Alexandre Gatti Lages, para apresentar a presidentes, dirigentes e equipe técnica da RedeCoop Patos de Minas as ações, os cursos e os treinamentos que a Unidade Estadual disponibiliza.
O encontro ocorreu no auditório da sede administrativa do Sicoob Credicopa e foi conduzido pelo presidente da RedeCoop Vasco Praça Filho. Com a ação, as 14 cooperativas puderam conhecer o portfólio do Sistema e o que está previsto em ações até o final de 2023.
Siqueira comentou que foi uma ótima oportunidade para que os dirigentes tirassem dúvidas e interagissem com o Sistema Ocemg, para conhecer melhor e valorizar o que a entidade tem feito pelas coops mineiras.