O Sicoob Credimonte será a primeira instituição financeira a abrir uma agência completa dentro de uma favela, em Belo Horizonte. A cooperativa se prepara para inaugurar, em 31 de maio, um Posto de Atendimento, na comunidade Alto Vera Cruz, localizada na zona Leste da capital mineira.
A cooperativa, com sede em Santo Antônio do Monte, optou por ir para BH com uma estratégia focada em um nicho de mercado. Para tal, o Sicoob Credimonte contou com a parceria da Central Única das Favelas (Cufa), ONG originária do Rio de Janeiro cuja essência é a promoção social das favelas.
A escolha do local se deu por indicação da Cufa e a partir de estudo da Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento (SMDE), que apresentou regiões não bancarizadas e potencialmente bancarizáveis. O Alto Vera Cruz se destacou pela força do comércio local, que atende não só aquele bairro, mas todo o entorno.
Complementando estas informações, a cooperativa contou ainda com um levantamento territorial com um raio X da economia naquele bairro. “O local foi escolhido de forma bem embasada. Hoje temos certeza do grande potencial econômico daquela região”, afirma Antenógenes Júnior, presidente do Sicoob Credimonte.
Sobre a comunidade em que o PA será instalado, o presidente da CUFA, Francis Santos, frisou que era muito comum ouvir que “no Alto Vera Cruz tem tudo, só não tem banco”. E com orgulho ele conclui: “agora não falta mais nada”.
Entre os nove colaboradores contratados para o PA, seis são naturais do Alto Vera Cruz e região. “Encontramos mão de obra altamente qualificada na comunidade. São todos formados e com excelente experiência”, afirmou Gabriela Resende, responsável pelo RH do Sicoob Credimonte.
Além disso, o Sicoob Credimonte investirá na criação de linhas de crédito especiais para atender às demandas das pessoas que moram no seu entorno. “Um dos grandes diferenciais da cooperativa é entender as vocações locais para ofertar opções que promovam o crescimento da economia da comunidade”, afirmou Leandro Meireles, superintendente da cooperativa.