Imagem - Ocemg
Notícias

Sicoob Crediriodoce realiza projeto de apoio a brasileiros que vivem no exterior

30/05/2023
Compartilhar em:
WhatsAppFacebookTwitterLinkedIn
Imagem - Ocemg

Uma iniciativa do Sicoob Crediriodoce e do Sebrae/MG, o projeto Cooperação Sem Fronteiras tem o objetivo de orientar os brasileiros que tentam a sorte no exterior, bem como seus familiares que seguem no Brasil. Por meio de workshops, consultorias e do ‘’porta em porta’’, a equipe dos parceiros do projeto já inscreveu e vem capacitando 40 famílias das cidades de Fernandes Tourinho e Capitão Andrade, no Leste de Minas.

“Primeiro batemos de porta em porta para conhecer a comunidade e apresentar o Cooperação Sem Fronteiras. Depois disso, durante os meses de fevereiro e março, foram realizadas oficinas com as comunidades locais, tendo como público-alvo os familiares de pessoas que moram no exterior e que possuem algum empreendimento ou investimento aqui no Brasil. Convidamos os interessados para as oficinas, em que um consultor do Sebrae pôde ouvir as demandas e as trazer para a realidade local”, explica a colaboradora do Sicoob Crediriodoce e representante do projeto, Jaqueline Alves.

O Cooperação sem Fronteiras tem o intuito de apoiar o imigrante através de indicação de assistência técnica, capacitação, consultoria e formação educacional. Busca também orientar a comunidade que está fora do país quanto à aplicação assertiva dos recursos acumulados no exterior, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida e o desenvolvimento socioeconômico e empresarial para aqueles que queiram empreender.

O projeto visa apoiar o imigrante em geral, e não apenas o associado. Por isso, foi realizado no dia 20 de fevereiro o Seminário Migração: desafios da jornada empreendedora e alternativas de investimentos. O evento aconteceu de forma totalmente on-line e contou com a participação de mais de 50 pessoas.

“O Sicoob Crediriodoce e o Sebrae/MG acreditam que, através das capacitações, é possível promover o desenvolvimento local e a melhoria da qualidade de vida dos migrantes brasileiros, beneficiários de remessas (familiares) e retornados, que tenham empresa ou que pretendam empreender no Brasil”, detalha Jaqueline Souza, colaboradora da cooperativa e representante do Projeto.

Imagem - Ocemg

Baixe o Aplicativo do
Sistema Ocemg

Disponível para:
Imagem - Ocemg