O Sicoob Credisudeste, em parceria com o Sebrae Minas, proporciona aos cooperados a participação no Projeto ALI (Agente Local de Inovação), cujo objetivo é levar às micro e pequenas empresas uma consultoria especializada na identificação de necessidades e busca por soluções criativas, de acordo com as demandas de cada uma.
Por meio desta colaboração entre as organizações, os cooperados têm a oportunidade de receber orientações de profissionais especializados, levando a uma redução nos custos e otimizando seus resultados. Em Muriaé, já foram atendidos 90 empresários, sendo 40 no primeiro ciclo e 50 no segundo.
No dia 26 de outubro, os participantes do segundo ciclo realizaram o oitavo encontro, sendo o primeiro presencial, já que os anteriores ocorreram de maneira remota. Na ocasião, os empresários assistiram a uma palestra com um consultor e avaliaram os ganhos durante o programa.
O gerente de Relacionamento e Organização do Quadro Social (OQS) do Sicoob Credisudeste, Clodoaldo Heitor, comentou que a cooperativa entende que processos como este estimulam o empreendedor, geram resultados concretos e impactam positivamente a realidade onde as empresas atuam. “Esta é a forma que a cooperativa tem de levar inovação ao cooperado dentro do nosso propósito. Quando as empresas vão bem, a sociedade se desenvolve como um todo e consequentemente a cooperativa também”, avaliou.
Marcelo Saraiva Guimarães Libanio, agente local de inovação e representante do Brasil Mais em Muriaé, explicou a dinâmica do projeto. “Nosso intuito é aumentar o faturamento e reduzir os custos da empresa por meio do aumento da produtividade. Para participar do programa basta acessar o site do Brasil Mais ou do Governo Federal e se inscrever. Fazemos uma pré-seleção dos candidatos, mas o associado do Sicoob Credisudeste tem a opção de acessar o programa através da cooperativa, basta entrar em contato com seu gerente. O programa tem a duração de quatro meses. São nove encontros com os empresários, aproximadamente, de 25 em 25 dias, onde trabalhamos ações para aumentar o faturamento e redução dos custos priorizando as oportunidades através da inovação”, esclareceu.
Para Francisco Herédia, analista técnico da microrregião de Muriaé da Agência do Sebrae, o ALI tem o objetivo de tornar as empresas mais produtivas. “Neste encontro, estamos apresentando aos gestores os planos de ação para cada empresa, os protótipos que cada uma delas construiu, além do momento de confraternização, onde cada um mostra seus resultados aos parceiros que apostaram no programa”, ressaltou.
De acordo com a cooperada e empresária local, Cláudia Medeiros, a mentoria foi extremamente proveitosa. “O programa ALI me incentivou a mudar muita coisa na loja, me abriu os olhos para detalhes que passavam despercebidos. Eu tinha a impressão de que tudo estava organizado, mas não estava, havia coisas a serem modificadas. Nós, como empreendedores, precisamos sempre buscar mais, então, para mim, essa parceria com o Sebrae e o Sicoob Credisudeste foi muito produtiva, principalmente na parte financeira e digital”, comemorou.