O Torneio Leiteiro Curraleiro, promovido pela Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente de Muriaé em parceria com a Emater e com apoio do Sicoob Credisudeste, concluiu as etapas da competição contemplando 12 premiados.
Após quinze semanas de provas, o certame elegeu seis vencedores da categoria “Agricultura Familiar” e outros seis do grupo “Amigos”. A entrega dos prêmios foi realizada no dia 18 de outubro.
A competição teve como foco a valorização da agricultura familiar de Muriaé, por meio do estímulo para a adoção de tecnologias inovadoras de produção e gestão da atividade leiteira, incrementando a produtividade com boas práticas de produção agropecuária, ênfase à alimentação do rebanho e conscientização sobre o valor da qualidade do leite.
Segundo o vice-presidente do Sicoob Credisudeste e gerente Regional da Emater, Paulo Alexandre de Oliveira Carvalho, as organizações “estão envolvidas em qualquer atividade que busque melhorar a produtividade e as condições de renda do agricultor. Esse torneio, que também é realizado em outros municípios, é um grande momento para os produtores se integrarem e trocarem experiências. E a disputa em si, já provoca uma busca pela melhoria genética do rebanho. Passamos a ter uma maior integração entre o agente financeiro, no caso o Sicoob Credisudeste, o agente técnico, a Emater e o produtor. Assim, ganha a sociedade em geral, porque, melhoramos o custo de produção e colocamos um produto mais barato no varejo”.
O vice-prefeito de Muriaé e também Secretário Municipal de Saúde, Marcos Guarino, também prestigiou o evento. “É muito importante que sejam realizados eventos como esse, porque nos ajudam a ver pujança da agricultura familiar e no agronegócio na nossa região. Sabemos o quanto isso é importante para o município e o estado. Me alegro em poder participar e ver a valorização destes produtores”, disse.