Com mais de 4,9 milhões de cooperados em 23 Estados e no Distrito Federal, o Sicredi projeta expandir sua atuação em Minas Gerais com a inauguração de 39 agências, em 39 cidades mineiras, das quais, 32 não contavam com a presença do Sicredi. O Investimento para a ampliação será de R$ 38 milhões, valor superior ao aportado em 2020 – R$ 27 milhões, cujo resultado foi a abertura de 21 agências e a geração de 260 empregos diretos.
O vice-presidente da Central Sicredi Sul/Sudeste, Márcio Port, afirma que “é muito importante o fomento à expansão e ao crescimento do cooperativismo de crédito, pois, neste modelo, os recursos captados pelas cooperativas são empregados na própria comunidade, o que reverte diretamente na qualidade de vida dos cooperados e das pessoas que vivem nas regiões onde estamos presentes. Além do aporte direto do Sicredi, ainda há outros investimentos envolvidos na construção dessas agências e que fortalecem ainda mais a economia local”. No final de 2021, com os novos Postos de Atendimento em funcionamento, serão, no total, 83 agências, em 71 municípios mineiros.
A despeito do ano marcado pela crise sanitária, o vice-presidente ressalta que o Sicredi conseguiu manter o crescimento sólido e sustentável em Minas Gerais e que, para este ano, a organização pretende continuar este incremento. O objetivo, segundo Port, é reforçar o relacionamento com a população, oferecendo soluções financeiras que estimulem o empreendedorismo local.
De acordo com dados do Banco Central, no ano passado, as cooperativas de crédito foram responsáveis pela abertura de 400 novas agências em todo o país, sendo 150 do Sicredi (37,5%).