No início deste mês de março, o Sistema Ocemg passou a disponibilizar para as cooperativas dos ramos Agropecuário e Transporte, um modelo de Relatório de Gestão Contábil. O exemplar foi enviado por e-mail para todas as representantes dos ramos e também pode ser acessado neste portal.
Trata-se de um modelo padrão com vistas a orientar e facilitar o trabalho das cooperativas. O arquivo conta com um exemplar de Balanço Patrimonial e Demonstração de Sobras e Perdas do Exercício (DSPE) e está alinhado com a estrutura existente do Programa de Desenvolvimento Econômico-Financeiro (Desempenho).
O relatório ainda traz duas sugestões de ficha de indicadores econômicos e financeiros com as fórmulas de cálculo, bem como a interpretação dos indicadores, para que a cooperativa apresente, de forma clara e objetiva, o desempenho, a cada ano, aos cooperados durante as Assembleias Gerais.
“Identificamos que muitas cooperativas mineiras não possuem um modelo de Relatório de Gestão que auxilie no processo de prestação de contas, demonstrando de forma prática e ágil as principais informações aos seus cooperados. Desta forma, esperamos reduzir este número com a ação”, explica o analista da Gerência de Desenvolvimento e Monitoramento de Cooperativas Jean Rios.
Em complemento, a também analista da Gerência de Desenvolvimento e Monitoramento de Cooperativas, Paula Oliveira, esclarece que o material apresenta uma estrutura padrão de um Relatório de Gestão Contábil, e que as demonstrações contábeis tem como base, uma estrutura simplificada do Programa Desempenho, de forma a atender as necessidades, principalmente, das cooperativas de pequeno porte. Ela ressalta que, apesar de alinhado com o Programa Desempenho, o modelo não está restrito às participantes do programa. E acrescenta: “Este relatório é imprescindível para as cooperativas porque auxilia na prestação de contas aos cooperados em assembleias, no balanço do ano, e no comparativo com o ano anterior, além de ajudar na formulação de estratégias e planejamentos mensais e anuais. Afinal, não é possível planejar sem informações”.
As cooperativas que tiverem dúvidas em relação ao preenchimento dos dados ou à interpretação dos indicadores, devem entrar em contato pelo telefone 31. 3025.7065 ou pelo e-mail: [email protected].