O Sistema Ocemg realizou, nos dias 13 e 14, 18 e 19 de outubro, em parceria com a Fundação Dom Cabral (FDC), os primeiros módulos do Programa de Desenvolvimento de Lideranças para representantes da Unimed Federação Minas.
A iniciativa tem como objetivo desenvolver nos participantes competências relacionadas ao desenvolvimento organizacional das cooperativas. O programa será dividido em cinco módulos, seguindo as temáticas: Autoconhecimento, Liderança, Cultura Organizacional, Gestão da Mudança e Inovação e Transformação Digital. No total, serão trabalhadas 52 horas ao longo do programa.
Abrindo os trabalhos, o presidente do Sistema Ocemg, Ronaldo Scucato, ressaltou junto aos presentes que “fazer negócios é o negócio do cooperativismo, mas o lado comportamental dos gestores e colaboradores está incluído neste processo. E a FDC é uma importante parceira, que passa o conhecimento acerca da gestão dos empreendimentos, porém com foco no comportamento das suas lideranças”. E complementou: “ledo engano das pessoas que acham que com a digitalização as emoções humanas desaparecem. Podem até tentar ‘logaritimizar’ a vida, mas o logaritmo não identifica os sentimentos das pessoas”.
Na mesma linha, o diretor de Projetos da FDC, Carlos Eduardo Borges, apresentou o programa aos presentes e ressaltou sobre a importância da capacitação e da parceria entre as instituições em prol da formação dos dirigentes cooperativistas mineiros.
Para o diretor de Integração e Mercado da Unimed Federação Minas, Aylan César de Melo, “antes de qualquer coisa, somos cooperativas, e a humanização da gestão que o cooperativismo traz em seus valores é o que importa para que a alma da cooperação esteja nos nossos líderes”.
A professora do primeiro módulo, Reivle Melo, abordou sobre autoconhecimento com foco na liderança, destacando a ação do líder para o êxito do negócio. Para ela, é necessário que o gestor saiba bem quais são suas características que facilitam e que dificultam as relações com os colegas e que entenda que liderar é um processo e produto do relacionamento entre pessoas.
Participam do programa cerca de 30 representantes de cooperativas, que se encontrarão ao longo dos próximos meses.