Criatividade e inovação são palavras-chave nas estratégias adotadas pelas cooperativas. E os números apresentados no Anuário do Cooperativismo Brasileiro 2020, lançado no dia 16 de dezembro pelo Sistema OCB, comprovam isso.
“A divulgação deste estudo tem o objetivo de dar visibilidade à força e relevância socioeconômica do cooperativismo, disponibilizando para as cooperativas, imprensa, academia e organismos públicos dados e informações sobre o nosso movimento, permitindo projetar estratégias para o fortalecimento do setor. E o sucesso de mais essa conquista tem que ser compartilhado com as nossas unidades estaduais e cooperativas que não mediram esforços para atender às nossas solicitações de informações”, reconhece o presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas.
A publicação reforça que além de gerar trabalho, emprego e renda, o modelo de negócios cooperativista transforma a realidade de milhares de brasileiros, todos os dias. Nos últimos oito anos, o número de pessoas que se uniram ao segmento cresceu 62%, a quantidade de empregos gerados aumentou 43%. Em 2019, foram contabilizadas 5.314 cooperativas com registro ativo na OCB, promovendo mudança e evolução para a sociedade.
O número de cooperados saltou de 14,6 milhões para 15,5 milhões e, desse total, 62% são homens e, 38%, mulheres. Outro indicador que enche o cooperativismo de orgulho é a empregabilidade, o número de empregos formais gerados pelas cooperativas cresceu de 425,3, em 2018, para 427.576 no ano passado.
Para conferir essas e outras informações da publicação clique aqui.