Imagem - Ocemg
Notícias

Sistema OCB lança Anuário do Cooperativismo Brasileiro

03/08/2021
Compartilhar em:
WhatsAppFacebookTwitterLinkedIn
Imagem - Ocemg

O Sistema OCB apresentou, no dia 30 de julho, dentro da programação da Semana ConexãoCoop, o Anuário do Cooperativismo Brasileiro 2021. A organização frisou que a edição atual investe em um novo formato, online, interativo e de fácil acesso, através do site anuario.coop.br.

Os dados foram consolidados até o final do ano passado, com a colaboração das Unidades Estaduais e das cooperativas de todo o país.  A publicação apurou que, atualmente, existem 17 milhões de cooperados em todo o Brasil, um aumento de 11% em relação ao ano anterior, membros de 4.868 cooperativas atuantes de norte a sul do país.

Ainda de acordo com o anuário, o setor emprega mais de 455 mil pessoas, crescimento de 6% se comparado ao período anterior, e soma mais de R$ 655 bilhões em ativos. Além disso, as cooperativas brasileiras injetaram nos cofres públicos mais de R$ 13 bilhões em tributos, 19% a mais que em 2019.

A participação feminina no cooperativismo também merece destaque, afinal, 40% do total de cooperados brasileiros são mulheres, bem como 39% dos empregados do setor. Outro dado relevante é que mais da metade das cooperativas brasileiras têm mais de 20 anos de atuação, mostrando a consistência do segmento no mercado.

Além disso, nos tópicos apurados pelo estudo, é possível navegar por cada detalhe no site, como as distribuições por Unidades Estaduais.  Como frisou o superintendente do Sistema OCB, Renato Nobile, o anuário está adequado à evolução tecnológica atual: “falamos muito sobre transformação digital e temos que praticá-la, motivando as cooperativas neste processo”.

O presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas, reiterou a importância do novo formato do estudo, que chamou de “site da base de informações da família cooperativista brasileira”. Para ele, “é fundamental sabermos quem somos, quantos somos, como somos e o que estamos transformando. Se não tivermos esta informação boa, correta e saudável, não temos como desenvolver nossa missão na representação, na formação pelo Sescoop e na discussão de políticas públicas para o cooperativismo nacional”.

Na oportunidade, o arquiteto de softwares e professor do Instituto de Gestão e Tecnologia da Informação (IGTI), Ângelo Assis, explicou sobre a importância da cultura de dados para o cooperativismo, explicando sobre a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), tendências mundiais em tecnologias, entre outros temas.

O lançamento do Anuário fechou a programação da Semana Conexão Coop, que ocorreu de 26 a 30 de julho, para lançar o site da plataforma, que traz novidades e informações sobre economia, novos mercados e intercooperação. Foram cinco dias de lives, palestras e workshops com grandes convidados como José Salibi Neto, cofundador da HSM, Diego Barreto, vice-presidente do iFood, e Juan Jensen, economista e sócio da 4eintelligence, entre outros. Para acessar o site ConexãoCoop, clique aqui.

Imagem - Ocemg

Baixe o Aplicativo do
Sistema Ocemg

Disponível para:
Imagem - Ocemg