A adequação do portfólio institucional do Sistema Ocemg para o formato digital foi um grande desafio em 2020 e incluiu cursos, atendimentos, visitas técnicas, eventos e diversas outras iniciativas. A grande preocupação da entidade foi seguir oferecendo suporte e serviços às cooperativas com a mesma qualidade das ações.
Com dedicação e apoio das próprias cooperativas, foi possível não apenas cumprir o propósito como também ampliar a quantidade de atividades ofertadas, especialmente no que se refere às visitas técnicas. É o que atesta um levantamento da organização, que apontou um crescimento de 36% no número de visitas realizadas pela Gerência de Desenvolvimento e Monitoramento de Cooperativas (Gedem), atendendo um total de 736 pessoas.
Ao todo, foram 333 visitas realizadas até novembro deste ano, sendo 242 referentes ao Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas (PDGC), 78 do Programa de Desenvolvimento Econômico-Financeiro (GDA) e 13 visitas diagnósticas. Todas essas ações contemplaram 191 cooperativas mineiras.
Além disso, foram realizadas ações como as Mentorias Incoop, que contaram com a participação de 26 cooperativas 262 participantes, em 102 encontros. A Mentoria Crédito contemplou 74 cooperativas filiadas ao Sicoob Central Crediminas, totalizando 20 turmas e 216 participantes, sendo que a live de abertura aconteceu com a economista Rita Mundim e contou com mais de 200 acessos simultâneos. Já a Mentoria Gestão do Amanhã, com José Salibi e Sandro Magaldi, envolveu 30 cooperativas no formato online e duas no modelo in loco, com as cooperativas Cooxupé e Cocatrel.
Em relação à capacitação e promoção social, segundo levantamento da Gerência de Educação e Desenvolvimento Sustentável (Gedes), houve um incremento de mais de 37% no total de participações nas atividades propostas pela organização até novembro deste ano, em relação à 2019. Enquanto no ano passado foram 31.190 participações, este ano, até o final do mês passado, foram contabilizadas 43.025 participações.
O Sistema Ocemg ainda dividiu as participações dos cooperativistas em ações presenciais – em janeiro e fevereiro – e no formato digital, sendo a primeira com 1.221 e a segunda com quase 42 mil presenças. O cenário, impulsionado pela pandemia do coronavírus, mesmo que preocupante, se tornou oportuno para a implementação de programas, cursos, palestras e treinamentos em ambiente online, formato que já estava no radar da organização como forma de intensificar suas atividades. A entidade investiu ainda, logo nos primeiros meses de isolamento social, em uma série de mais de 50 webinars, chamados de OnCoop, que contemplaram mais de 32 mil participações.
“Saber se reinventar e se destacar em momentos de crise é o que o cooperativismo faz de melhor. Em meio ao caos provocado pela pandemia, o Sistema Ocemg e as cooperativas mineiras mostram sua adaptabilidade e conseguiram aumentar o número de participações em ações de capacitação e monitoramento propostas em formato digital. Isso ocorreu, claro, graças a parceiros e equipe interna. Mantivemos a qualidade do portfólio oferecido ao público cooperativista, o que reflete em confiança para a nossa entidade”, ressalta o presidente do Sistema Ocemg, Ronaldo Scucato.