Imagem - Ocemg
Notícias

Sistema Ocemg celebra 10 anos do Educa OQS com nova turma

31/03/2025
Compartilhar em:
WhatsAppFacebookTwitterLinkedIn
Imagem - Ocemg

Programa forma líderes para estruturar quadro social e reforçar conexão com cooperados

 

Há 10 anos, o Sistema Ocemg deu início a uma jornada de fortalecimento da gestão cooperativista com o lançamento do Programa de Formação e Acompanhamento da Organização do Quadro Social das Cooperativas Mineiras (Educa OQS), voltado à qualificação do relacionamento entre cooperativas e cooperados. Nesse período, a iniciativa já capacitou 293 lideranças em todo o Estado, consolidando-se como uma das principais estratégias para promover a sustentabilidade do cooperativismo mineiro. A turma de 2025, composta por 42 participantes, iniciou a formação no dia 26 de março, com uma aula magna realizada no Centro de Treinamento da Casa do Cooperativismo Mineiro, em Belo Horizonte.

Para o presidente do Sistema Ocemg, Ronaldo Scucato, os resultados positivos do programa ao longo da última década estão diretamente ligados à sua capacidade de valorizar o papel do cooperado na estrutura das cooperativas. “O Educa OQS reafirma a essência do cooperativismo, que é o cooperado. A diretoria pode ser o telhado, mas é o quadro social que sustenta toda a estrutura. Formar e acompanhar pessoas que lidam com o quadro social é garantir que as cooperativas tenham raízes fortes, preparadas para crescer com solidez e propósito”, destaca.

A gerente de Educação e Desenvolvimento Sustentável do Sistema Ocemg, Andréa Sayar, ressalta que o programa vai além da capacitação técnica. Segundo ela, trata-se de um instrumento de transformação social e de renovação nas cooperativas mineiras. “Ao mesmo tempo que qualifica lideranças, o programa amplia espaços de participação. Ao promover a inclusão de jovens, mulheres e novos perfis no quadro social, o Educa OQS contribui diretamente para a inovação e longevidade do cooperativismo. Isso é fundamental para a competitividade e enfrentamento dos desafios contemporâneos”.

 

Conexão com o cooperado

A aula inaugural da turma de 2025 teve um formato dinâmico e colaborativo. Além da introdução aos conceitos centrais da organização do quadro social das cooperativas, os participantes foram convidados a se conectar, trocar experiências e iniciar a construção de uma rede de apoio coesa, que será fortalecida ao longo do ano.

Responsável por conduzir a aula, o analista de Desenvolvimento e Monitoramento de Cooperativas do Sistema Ocemg, Rogério Coelho, destacou o papel estratégico do programa no aprimoramento das relações internas das cooperativas. “O Educa OQS trabalha diretamente com o que há de mais vital em uma cooperativa: o relacionamento com o cooperado. Se não há conexão, não há fidelização. E, sem isso, a cooperativa perde força. Nosso papel aqui é mostrar como transformar esse relacionamento em ações práticas, com planos e metas que efetivamente atendam às expectativas dos cooperados”, explicou.

Um dos integrantes da nova turma, o diretor da Cooperativa de Transporte Rodoviário (Coopertran), Fábio Lúcio Ferreira, destacou outro ponto central do Educa OQS: a valorização das equipes internas das cooperativas, especialmente as que mantêm contato direto com os cooperados. “Minha expectativa é adquirir mais conhecimento e fortalecer nosso trabalho interno. Por isso trouxe comigo a Sara, funcionária da nossa secretaria, responsável direta pelo contato com nossos mais de 600 cooperados. Ela cuida da documentação, cadastro e do atendimento diário. Estamos aqui para aprender e levar o melhor para todos na cooperativa”.

Crescimento estratégico

Para Fúlvio Cardoso Neto, presidente da Cooperativa Agropecuária de Bom Despacho (Cooperbom), a participação no programa é uma oportunidade concreta para ampliar o conhecimento sobre gestão estratégica do quadro social, algo já em andamento em sua cooperativa. “Estamos trabalhando nisso há algum tempo, e minha expectativa com o Educa OQS é crescer ainda mais. Este programa vai nos proporcionar conhecimentos que poderão ser aplicados diretamente, na prática, beneficiando toda a cooperativa”, afirmou.

Já a agente de desenvolvimento cooperativista do Sicoob Credpit, Flávia Leão, acredita que a formação ajudará sua cooperativa a aprimorar e expandir o compromisso com a educação financeira de seus cooperados e comunidades. “Meu objetivo é compreender melhor como estruturar a área de OQS, tornando o nosso trabalho mais efetivo. Queremos alcançar mais pessoas e garantir satisfação ao cooperado, além de uma comunicação clara e eficaz com todos os públicos da coop: colaboradores, cooperados e comunidade”, conclui a participante.

Imagem - Ocemg

Baixe o Aplicativo do
Sistema Ocemg

Disponível para:
Imagem - Ocemg