Cooperação técnica entre as duas instituições foi renovada por mais dois anos e meio, reforçando o objetivo comum de construir políticas públicas de fomento ao crescimento do setor
O Sistema Ocemg e a Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Sede-MG) formalizaram, no começo deste mês, a prorrogação do acordo de cooperação técnica em evento realizado na Casa do Cooperativismo Mineiro, em Belo Horizonte. Durante o encontro, o secretário Fernando Passalio e equipe foram recebidos pela diretoria do Sistema Ocemg, conhecendo mais sobre as iniciativas do setor cooperativista e os planos de desenvolvimento para o futuro.
“A renovação deste acordo é a ratificação da relevância do setor cooperativista em Minas Gerais. Reforçamos nosso compromisso com o desenvolvimento de políticas públicas que favoreçam o crescimento das cooperativas”, afirma o presidente do Sistema Ocemg, Ronaldo Scucato. “Isso gerará mais oportunidades para os mineiros e fortalecerá um setor que já é um pilar econômico e social fundamental para nosso Estado”.
O secretário de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais, Fernando Passalio, concorda e acrescenta: a renovação do acordo será fundamental para a construção de políticas públicas que acompanhem o crescimento e a relevância do coop, setor que já se consolidou como um dos pilares econômicos e sociais de Minas Gerais. “Esta parceria reforça a união entre o governo e o Sistema Ocemg para continuar desenvolvendo políticas públicas que valorizem o cooperativismo mineiro”, detalha. “Estamos falando de um setor que envolve mais de 3 milhões de cooperados e representa 12,6% do PIB estadual, gerando empregos e impacto em áreas como crédito, saúde, educação e transporte. Nossa meta é garantir que essa força continue promovendo crescimento sustentável e benefícios para toda a sociedade”.
Sobre o Acordo
A prorrogação do acordo entre o Sistema Ocemg e a Sede-MG, que tem uma vigência de 33 meses, com possibilidade de prorrogação, tem como objetivo dar continuidade às ações de apoio ao cooperativismo em Minas Gerais. O foco principal inclui capacitação, apoio à participação das cooperativas em licitações e expansão das compras institucionais, sem envolvimento de repasses financeiros. A parceria visa unir esforços para o fortalecimento do setor, promovendo práticas de gestão e inovação que favoreçam o crescimento sustentável das cooperativas no Estado. “A continuidade é essencial para o avanço do cooperativismo em Minas Gerais. Com ele, garantimos que o setor siga se desenvolvendo, se estruturando e gerando benefícios para a sociedade, consolidando ainda mais sua importância econômica e social”.
Fortalecimento do coop
A renovação do acordo entre o Sistema Ocemg e a Sede-MG está focada em iniciativas que promovam o desenvolvimento sustentável das cooperativas mineiras. “Estamos trabalhando, juntos, para potencializar ações em defesa do cooperativismo, contando com o apoio da Secretaria nas políticas públicas em que atua, como o MinasCoop Energia”, explica o assessor institucional do Sistema Ocemg, Geraldo Magela. “A Sede tem a responsabilidade de desenvolver políticas de apoio ao setor de forma transversal, considerando que o cooperativismo abrange diversas áreas. A parceria inclui, entre outras coisas, a colaboração no fortalecimento do Conselho Estadual do Cooperativismo (Cecoop)”.
Confira, a seguir, a lista das principais ações e projetos desenvolvidos em parceria pelo Sistema Ocemg e a Secretaria de Desenvolvimento do Estado:
Projetos e iniciativas
- Circuito Mineiro de Oportunidades de Negócios (CMON):
Programa que facilita a comercialização de produtos por micro e pequenas empresas, visando abrir mercados, especialmente no setor supermercadista. - Compete Minas:
Programa de inovação e competitividade que oferece subvenção econômica, para estimular a criação de produtos e processos inovadores. - Minas Livre para Crescer:
Programa voltado para a desburocratização, com o objetivo de fazer de Minas o estado mais livre para empreende.
Acordos de cooperação
- Parceria focada em projetos de energia fotovoltaica, como o MinasCoop Energia, no intuito de facilitar o desenvolvimento de projetos de energia sustentável.
Outras participações
- Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG):
Apoio ao desenvolvimento econômico por meio de linhas de crédito e financiamento. - Grupo Coordenador do Fundese:
Ronaldo Scucato e Luiz Gustavo Saraiva representam o Sistema Ocemg neste grupo.
Conselhos e comitês
- Fórum Permanente das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (FPMPE):
Instância que orienta políticas de apoio às micro e pequenas empresas, com participação do Sistema Ocemg na formulação e avaliação das políticas. - Núcleo Gestor de Apoio aos Arranjos Produtivos Locais de Minas Gerais (NGAPL MG):
Grupo responsável por articular ações para apoiar Arranjos Produtivos Locais. O Sistema Ocemg participa na definição de parâmetros e metodologias. - Agência de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Belo Horizonte (ARMBH):
Responsável pelo desenvolvimento integrado da RMBH, com a participação de Isabela Chenna Pérez, representante do Sistema Ocemg.
Principais temas debatidos no último CECOOP
- Agropecuária: Uso eficiente de créditos de ICMS pelas cooperativas agropecuárias e expansão da compra de produtos lácteos.
- Patrimônio Imaterial: Proposta para reconhecimento dos cafezais do sul de Minas como Patrimônio Imaterial da Humanidade pela Unesco.
- Judicialização na Saúde: Redução da judicialização de pedidos de medicamentos para melhorar a saúde pública.
Informações e dados na saúde
Colaboração contínua das cooperativas na troca de informações epidemiológicas entre unidades de saúde pública e cooperativas, com destaque para o modelo da Unimed BH, reconhecido pelo Fórum Econômico Mundial por suas ações durante a pandemia.