Em 2022, 88,3% das cooperativas mineiras foram atendidas pelo Sistema Ocemg em programas e iniciativas de melhoria contínua relacionados a processos de gestão e governança do negócio cooperativo. Das 800 cooperativas regulares com a entidade, 706 participaram de alguma ação de desenvolvimento.
Conforme ressalta o presidente do Sistema Ocemg, Ronaldo Scucato, o compromisso da instituição é com o aprimoramento permanente das cooperativas mineiras. “Trabalhamos pelo aprimoramento da gestão cooperativista em Minas por meio de ações específicas, de acordo com a demanda das próprias cooperativas, oferecendo soluções sob medida para cada uma delas”, destacou.
Balanço
Ao longo de 2022 foram realizadas 502 visitas técnicas, com atendimento a 367 cooperativas (46% do total do Estado). O trabalho envolveu mais de 1,7 mil horas técnicas e para desenvolvê-lo foram percorridos mais de 58 mil quilômetros em Minas Gerais. Foram 286 visitas do Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas – PDGC, sendo 195 visitas presenciais e 91 virtuais, contemplando 205 cooperativas, gerando uma grade superior a 1,1 mil horas técnicas e mais de mil participantes. As ações do PDGC incluíram ainda seis reuniões de preenchimento, seis palestras de orientação, três workshops de preenchimento, 34 workshops do critério Identidade e três Oficinas Identidade, ao final 437 cooperativas concluíram o ciclo 2022.
Já o programa de Instrução Prática Assistida (IPA) atendeu a 59 cooperativas, com 202 encontros virtuais, 640 horas de instrutoria e mais de 500 participantes entre presidentes, diretores, conselheiros, gestores e analistas no período.
O projeto “Intercooperação na Prática”, em seu primeiro ano de execução contemplou 104 cooperativas, concluiu 13 encontros em 13 cooperativas anfitriãs. No ano passado, a ação atraiu 319 participantes para 104 horas de intercâmbio de informações e conhecimentos. “Incentivamos essa troca de experiências entre as cooperativas em prol da excelência”, ressaltou o presidente do Sistema Ocemg.
A “Mentoria Gestão do Amanhã” fechou 2022 com duas turmas, 50 cooperativas atendidas, 50 presidentes participantes e 31 horas de atendimento. Já o Programa Desempenho atendeu 330 cooperativas com 129 visitas, sendo 119 presenciais e 10 virtuais, mais de 380 horas, com 560 participantes. Foram enviados, ainda, 876 relatórios e 255 cooperativas receberam o modelo de relatório de gestão.
Para consolidar as informações sobre o segmento, 653 cooperativas enviaram os dados econômicos e sociais para composição do Anuário do Cooperativismo Mineiro 2022, publicação que traça uma radiografia do setor em Minas. Com os dados fornecidos pelas cooperativas foi possível consolidar duas novas publicações, o Painel e o Panorama Coop. Além das publicações impressas, a entidade lançou o portal Anuário Mineiro e reformulou o aplicativo “Cooperativismo em Minas”.