Trinta e duas lideranças cooperativistas participam da Conferência Mundial das Cooperativas de Crédito em Boston, primeira missão do semestre
Ao longo do segundo semestre deste ano, líderes cooperativistas mineiros participarão de eventos globais importantes do setor. Por meio de conferências, seminários e feiras, os participantes terão a oportunidade de trocar experiências com líderes de outros países e identificar novas soluções e tecnologias que podem ser aplicadas em Minas Gerais. Essa jornada de intercâmbio e aprendizado tem sido um dos focos do Sistema Ocemg para o fortalecimento das cooperativas de Minas Gerais.
A primeira missão do semestre, realizada entre 19 e 26 de julho, teve como destino a cidade de Boston, nos Estados Unidos, com a participação de 32 líderes cooperativistas mineiros. A cidade sediou a conferência Mundial das Cooperativas de Crédito, promovida pelo Conselho Mundial de Cooperativas de Crédito – WOCCU. O evento teve como ênfase a busca por novas soluções para o aprimoramento das cooperativas, além da exposição de fornecedores capazes de atender aos desafios das organizações. A programação contou com palestras e workshops para estimular a conexão e a troca de conhecimento entre profissionais de cooperativas de crédito em todo o mundo, como também fomentar a reflexão sobre o papel do cooperativismo financeiro na sociedade.
Como referência em soluções financeiras que impactam a sociedade, o Sicoob foi homenageado durante a conferência pela implementação da maquininha de cartão Sipag 2.0. Além de não possuir taxa de adesão, ela oferece baixos custos de manutenção em relação às tradicionais marcas do mercado. “Com ela, estamos conseguindo levar soluções financeiras para pequenas comunidades distantes”, comemora o presidente do Conselho de Administração do Sicoob Credipontal, Silmon Vilela Carvalho, que participou do evento.
O presidente também destacou as estratégias e soluções apresentadas para atrair os jovens para o cooperativismo. “O evento permitiu insights sobre atividades que possam atrair os jovens, além de reforçar a percepção de que somos mais do que solução financeira, já que praticamos princípios como preocupação com a comunidade em que estamos presentes e, também, focamos em levar educação, formação e informação para o nosso cooperado”, explica.
Missão Internacional na Wharton University
O tema “Organizações Centradas em Clientes e Mercados” será abordado na próxima Missão Internacional organizada pelo Sistema Ocemg, dentro da trilha de educação que acontecerá na Wharton School, Universidade da Pensilvânia, Estados Unidos, entre 26 e 29 de agosto. De acordo com o ranking do jornal Financial Times, que avalia anualmente os 100 melhores cursos de MBA do mundo, a instituição está no topo dessa classificação. Esta é a primeira vez que o Sistema Ocemg levará uma turma à universidade americana nesta que será a sétima etapa da Trilha Internacional de Conhecimento.
O principal objetivo da missão é promover o desenvolvimento de estratégias organizacionais de gestão mercadológica, com foco nas realidades e tendências dinâmicas dos diversos mercados, bem como nas relações com clientes e cooperados.
A programação será dividida em oito módulos de capacitação, num total de 24 horas de treinamento. Os módulos terão como temas o valor vitalício do cliente (Customer Lifetime Value), estratégias de entrada no mercado (Go To Market Strategies), desenvolvimento de um plano estratégico (Developing a Strategic Plan), criação de vantagem competitiva (Creating Competitive Advantage), estratégias de sustentabilidade (Strategy & Sustainability), inteligência artificial (Artificial Intelligence), estratégias de marketing e ESG – ambiental, social e governança – (Marketing Strategies and ESG) e o plano de ação de 100 dias (100-Day Action Plan).
As palestras serão conduzidas pelos professores Cait Lamberton, Stefano Puntoni, David Reibstein, John Zhang e Peter Fader, especialistas em estudos e publicações no setor.
Missão Internacional em Rennes/França – SPACE 2024
A Space 2024 é uma conferência que acontece em setembro, na cidade de Rennes, França, uma das principais regiões agrícolas da Europa. O evento recebe visitantes e expositores internacionais, prestando um serviço essencial a todos os pecuaristas que buscam alto desempenho, qualidade e sustentabilidade no setor de abastecimento alimentar global. Graças à sua localização estratégica e sua base profissional, trata-se de uma referência para todos os profissionais da pecuária.
As lideranças cooperativistas participantes terão acesso a debates e informações de qualidade, com programação variada que contempla muitas conferências e simpósios simultâneos. Além disso, acontecerá exposição de produtos e equipamentos para o agronegócio, além de experiências únicas para os participantes no âmbito da inovação.
Missão Técnica Internacional na London Business School
Ainda em setembro, líderes cooperativistas participantes da Trilha Internacional de Educação mergulharão em um programa de aperfeiçoamento sobre ESG — sigla em inglês para meio ambiente, responsabilidade social e governança —, na London Business School.
O programa tem como foco discutir as estratégias de ESG para lideranças sustentáveis de cooperativas que abordam a macroeconomia e geopolítica, além da política relacionada ao tema. O conteúdo irá abranger desde o básico de ESG à gestão estratégica, além do equilíbrio entre lucro e objetivo, como também promover reflexões sobre o aprendizado.
Os participantes serão guiados no desenvolvimento e implantação de políticas organizacionais e processos gerenciais de ESG, alinhados às estratégias de negócios, compliance e desempenho das cooperativas. Além disso, será enfatizada a visão macroeconômica do impacto do ESG na geopolítica e como as organizações podem equilibrar lucro e propósito organizacional, destacando a relevância do ESG em ambos os aspectos.
A London Business School, fundada em 1964, é parte da Universidade de Londres e oferece cursos de pós-graduação em várias áreas de negócios e acolhe pessoas de diversas origens, culturas e identidades. Com intercâmbios internacionais e estágios, os alunos viajam pelo mundo.