Imagem - Ocemg
Notícias

Sistema Ocemg impulsiona o cooperativismo por meio de iniciativas educacionais

20/11/2023
Compartilhar em:
WhatsAppFacebookTwitterLinkedIn
Imagem - Ocemg

Entidade mantém convênios e parcerias com as melhores instituições de educação executiva para investir no aprimoramento dos negócios das coops

 

Estimular a capacitação de dirigentes e colaboradores das coops mineiras é uma das prioridades do Sistema Ocemg. Para isso, a entidade oferece uma ampla variedade de programas de educação cooperativista. O objetivo é um só: impulsionar a competitividade e a excelência na gestão das cooperativas em Minas Gerais.

A capacitação é viabilizada por meio de convênios e parcerias com instituições como a Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC/MG), a Faculdade Unimed, o Centro Universitário de Patos de Minas (Unipam), o Rehagro, a Fundação para Pesquisa e Desenvolvimento da Administração, Contabilidade e Economia (Fundace), e o Centro Universitário Unihorizontes.

Na lista de produtos ofertados estão cursos de graduação, graduação tecnológica, pós-graduação, MBAs, nas áreas do cooperativismo. Além disso, também são realizados eventos educacionais com temáticas profissionais específicas para dirigentes, cooperados e colaboradores do segmento, em parceria com a Fundação Dom Cabral (FDC).

“Nosso ativo principal são as pessoas e, como uma organização, devemos permanecer sintonizados com o que há de melhor no mercado, a fim de nos posicionarmos de maneira cada vez mais competitiva, oferecendo serviços que atendam às demandas do nosso setor. Portanto, é fundamental investir na capacitação dos cooperativistas, a nossa razão de existir,” ressalta Ronaldo Scucato, presidente do Sistema Ocemg, que percebe na educação a maior ferramenta para o crescimento do cooperativismo no Estado.

A educação é uma palavra de ordem na entidade. Por meio do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop), todos os anos, mais de 20 mil pessoas passam por algum tipo de programação educacional oferecida pela Casa do Cooperativismo Mineiro.

Para facilitar o acesso aos convênios educacionais, o Sistema Ocemg firmou parcerias para que MBAs e demais cursos também sejam realizados por meio das próprias centrais e federações, que podem solicitar assistência técnica e apoio financeiro para viabilizar a  execução dos projetos que estejam alinhados aos objetivos do Sescoop.

“O Sistema Ocemg não mede esforços para estimular o crescimento profissional no setor. Para isso, oferece uma bolsa de 70% aos empregados e cooperados das cooperativas registradas e adimplentes com a entidade, para os cursos de graduação, graduação tecnológica, pós-graduação e MBAs, nas áreas do cooperativismo. Para garantir a dedicação e elevar ainda mais o nível de qualificação destes profissionais, as coops devem prestar contas mensalmente sobre a evolução do desempenho dos estudantes”, mostra Andréa Sayar, gerente de Educação e Desenvolvimento Sustentável do Sistema Ocemg.

“Nossa meta é fazer com que os cooperados e empregados se mantenham atualizados através da educação continuada”, completa.

Visão Sistêmica

Parceiro há seis anos do Sescoop-MG, o Rehagro, referência em educação para o agronegócio, já formou 172 pessoas em diversas modalidades de cursos. André Bruzzi, gerente Nacional de Negócios da escola, ressalta o impacto positivo dessa cooperação. “A parceria permite uma maior pluralidade e possibilidade de aprendizado do setor, bem como um maior alcance de participantes para transferirmos o nosso conhecimento prático e aplicável que o Rehagro e o Sistema Ocemg buscam constantemente semear para o agronegócio”.

O Centro Universitário de Patos de Minas (Unipam) também faz parte das instituições parceiras do  Sescoop-MG. Em novembro, a instituição inicia a 5ª turma de MBA em Gestão Estratégica de Cooperativas. Henrique Carivaldo de Miranda Neto, reitor da Unipam, relata a importância do curso para o contexto cooperativista: “É muito relevante para o ambiente cooperativo, pois fortalece a cultura cooperativista nos participantes que vêm, muitas vezes, de um mercado tradicional, distante dos valores e dos princípios cooperativistas”.

Henrique explica ainda que o curso foi construído de forma colaborativa com as cooperativas, as quais tiveram a oportunidade de opinar e de sugerir temas, abordagens didáticas, perfil de docentes, os períodos de realização de aulas, entre outras questões que foram ouvidas pelo Centro Universitário e adequadas, quando possível, para atender assertivamente às necessidades das instituições do ramo cooperativo.

“O MBA me deu uma visão sistêmica sobre o cooperativismo e como poderíamos trabalhar de maneira estratégica, principalmente porque a grade curricular foi montada de acordo com a nossa realidade. Essa oportunidade que o Sistema Ocemg dá aos colaboradores das cooperativas é excepcional”, avalia Milton Roberto de Castro Teixeira, diretor Administrativo do Sicoob Credicopa, participante do MBA em Gestão Estratégica de Cooperativas realizado pela Unipam.

Convênios Educacionais Firmados pelo Sescoop/MG

MG Sicoob Central Cecremge

MBA em Gestão de Cooperativas de Crédito, chancelada pelo Centro Universitário Unihorizontes

Faculdade Unimed

MBA em Formação de Agentes em Cooperativas – Curso Opera

Pós-Graduação em ESG e Sustentabilidade – EAD

Graduação em Gestão de Cooperativas – Presencial

Graduação em Gestão de Cooperativas – EAD

PUC/MG

MBA em Gestão Estratégica de Cooperativas Financeiras

MBA em Contabilidade e Auditoria em Sociedades Cooperativas

Pós-Graduação em Direito do Agronegócio

Pós-Graduação em Direito Cooperativo

Gestão Estratégicas em Sociedades Cooperativas

Unipam

MBA em Gestão Estratégicas de Cooperativas

Rehagro

Pós-graduação em Gestão no Agronegócio; Graduação Tecnológica em Gestão no Agronegócio e Pós-graduação em Pecuária Leiteira

Fundace

MBA em Gestão de Finanças em Cooperativas

Imagem - Ocemg

Baixe o Aplicativo do
Sistema Ocemg

Disponível para:
Imagem - Ocemg