Imagem - Ocemg
Notícias

Sistema Ocemg incentiva formação universitária de dirigentes, cooperados e colaboradores

07/01/2019
Compartilhar em:
WhatsAppFacebookTwitterLinkedIn
Imagem - Ocemg

“Acreditamos que o caminho para o aperfeiçoamento está nos estudos. Temos visto, inclusive, cada vez mais gestores, colaboradores, cooperados e até pessoas que se interessam pelo cooperativismo buscando formação universitária na área. Isso mostra o amadurecimento do público cooperativista e a profissionalização, cada vez maior, do setor”. Assim ressalta o presidente do Sistema Ocemg, Ronaldo Scucato, sobre a relevância dos cursos universitários para o aprimoramento do negócio das cooperativas.

Em Minas Gerais, a oferta de graduações e especializações sobre o segmento está aumentando, assim como a demanda. O Sistema Ocemg mantém convênio de cooperação com três importantes instituições particulares de ensino superior que possuem cursos voltados à gestão cooperativista. São oferecidas bolsas de 1/3 do valor da mensalidade para cooperados e empregados de cooperativas registradas e regularizadas junto à entidade.

Duas instituições parceiras oferecem graduação tecnológica em Gestão de Cooperativas. O curso da Faculdade Unimed recebeu conceito máximo do Ministério da Educação (MEC), com nota 5. Já o Centro Universitário Unihorizontes possui a opção de graduação no Ensino a Distância (EAD).

Uma das melhores universidades privadas do país, a PUC Minas incluiu recentemente em seu portfólio dois cursos voltados para a qualificação do público cooperativista, ambos incluídos no convênio: o MBA em Gestão Estratégica de Cooperativas e a Pós-graduação em Direito Cooperativo.

Excelência

Outra referência em educação cooperativista em Minas é a graduação em Cooperativismo da Universidade Federal de Viçosa (UFV), que recebeu, em dezembro do ano passado, a avaliação Cinco Estrelas do Guia do Estudante – Profissões Vestibular 2019, uma publicação da editora Abril que avalia cursos superiores em todo o Brasil.

Pesquisa

Seis pesquisadores de universidades mineiras tiveram projetos selecionados em resultado preliminar da Chamada do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico (CNPq/Sescoop 007/2018). No meio do ano passado, foi aberta Chamada Pública para inscrição dos projetos, por meio de edital previa a destinação de até R$ 2,7 milhões a estudos de Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I) na área do cooperativismo. São quatro representantes da Universidade Federal de Viçosa (UFV) e dois da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Imagem - Ocemg

Baixe o Aplicativo do
Sistema Ocemg

Disponível para:
Imagem - Ocemg