Imagem - Ocemg
Notícias

Sistema Ocemg inicia 10ª turma do Lidercoop

04/03/2024
Compartilhar em:
WhatsAppFacebookTwitterLinkedIn
Imagem - Ocemg

Programa é composto por 12 temas estratégicos, com 8h de duração, totalizando 96 horas de treinamento.

 

Nos dias 29 de fevereiro e 1º de março, o Sistema Ocemg deu início ao primeiro módulo da 10ª turma do Programa de Gestão Avançada para Lideranças – Lidercoop. O curso, idealizado pela entidade, tem o objetivo de desenvolver competências essenciais de gestão e governança aplicadas a diferentes funções gerenciais e estratégicas empresariais e de negócios com foco no cooperativismo.

Estão participando 35 pessoas, dirigentes de cooperativas mineiras integrantes do Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas (PDGC), premiadas ou reconhecidas com o selo no Prêmio Nacional de Excelência em Gestão de Cooperativas, o SomosCoop Excelência em Gestão, do Sistema OCB. O programa Lidercoop é composto por 12 temas estratégicos, incluindo a aula magna sobre cenários políticos e econômicos, com 8h, totalizando 96 horas de treinamento.

Ronaldo Scucato, presidente do Sistema Ocemg, deu as boas-vindas aos alunos. Na ocasião, ele enfatizou que uma das preocupações da organização é oferecer às cooperativas mineiras o que há de melhor em capacitação no mundo. “Acredito que o nível da administração e da governança está diretamente ligada à formação de alta qualidade”, pontua.

“O Lidercoop é um programa de alta performance, criado para capacitar os líderes das cooperativas e que tem gerado resultados positivos. Nosso curso oferece um conteúdo teórico sólido, além de proporcionar experiências do mercado, sendo um programa que está na vanguarda da gestão e governança. Além disso, aqui vocês têm um espaço de intercâmbio, a oportunidade de dialogar com cooperativas de outros setores, de compartilhar experiências”, mostra.

Realizado em parceria com a Fundação Dom Cabral (FDC), desde 2015, a aula magna aconteceu na quinta-feira (29) pelo professor da instituição, Paulo Paiva, ex-ministro do Trabalho e Planejamento. “Tenho a honra de participar do primeiro módulo desde a primeira edição. Comprovo seus resultados e, sobretudo, a flexibilidade de seu currículo para trazer à sala de aula os temas mais atuais e relevantes da gestão empresarial. Minha aula, neste ano, tratou das mudanças que ocorrem no mundo, trazendo desafios novos e condicionando nosso comportamento. Inovação, sustentabilidade e inclusão social conduzirão as mudanças para um processo de desenvolvimento com prosperidade e justiça”, afirma o ex-ministro.

Já o professor Carlos Eduardo Bonato falou sobre gestão estratégica. “É ela que dá o direcionamento e garante o alinhamento estratégico de todos dentro da organização. É importante para que todos possam entender aonde a cooperativa quer chegar e qual é o papel de cada um deles para contribuir e chegar nesse ponto. Por isso, é fundamental traçar uma visão do futuro e planejar todas as ações”, afirma.

 

O que dizem os alunos

Para o diretor Financeiro do Sicoob Sarom, Diego Cesar Fregugia de Faria, o Lidercoop é um programa de extrema importância para o desenvolvimento da liderança do cooperativismo em Minas Gerais e é um exemplo para todo o Brasil. Diego conta que estava ansioso para participar, pois várias pessoas da sua coop já tinham feito parte do programa.  “Eles nos davam ótimos feedbacks, por isso, estou tão animado em adquirir conhecimento para poder levar não só para a nossa cooperativa, mas para a nossa região, além, é claro de aprender com as experiências dos meus colegas de turma também, pois o Dr. Ronaldo Scucato nos trouxe uma visão sobre a importância da intercooperação e da necessidade de haver a união entre as cooperativas. Quanto mais trabalharmos juntas, melhor”.

Na Unimed Vale do Aço já é tradição os presidentes e a diretoria participarem do Lidercoop. Segundo o Cássio Schettino Campos, diretor Administrativo-Financeiro da coop, o programa é importante por representar uma evolução da forma de fazer gestão. “Passamos a ter o entendimento da importância das ferramentas para implementar a governança nas instituições. Saímos de uma cooperativa que era muito empírica, para uma cooperativa hoje usando desse aprendizado na prática tendo uma boa gestão”. O empenho da Unimed Vale do Aço tem trazido resultados práticos. Ano passado, a cooperativa ganhou o troféu Prata, no nível Compromisso com a Excelência de Gestão.

Para Ciro Domenico, gerente-geral da CCPR, o Lidercoop é um programa completo por preparar as cooperativas para estarem aptas a encararem os desafios do momento atual. Em relação às expectativas, Ciro destaca a proximidade com lideranças dentro do sistema cooperativista, além da aquisição e a reciclagem de conhecimento. “Também tem a possibilidade de contribuir com todos. Sairemos melhores, mais felizes e mais preparados para encarar os desafios que virão pela frente.

 

Curso na melhor escola de negócios do mundo

Ronaldo Scucato lembrou ainda dos cursos da Trilha de Alta Performance em Gestão, desenvolvidos pelo Sistema Ocemg para contribuir com o desenvolvimento permanente do cooperativismo mineiro em parceria com as melhores instituições de negócios e universidades no mundo.

“Essas parcerias são uma oportunidade para apresentar às cooperativas o que outros países têm feito para elevar a alta performance de gestores”, ressalta. “Temos levado grupos para a Católica-Lisbon School of Business and Economics, em Portugal, a University of. St. Gallen, na Suíça, a Trinity College, na Irlanda, a Kaospilot, na Dinamarca, e a London Business School, na Inglaterra.”

Na educação continuada, o Sistema Ocemg já está estruturando o próximo programa internacional, com foco em mercado, observação e relacionamento. A organização está avaliando propostas de instituições de três países para escolher a que vai atender melhor aos interesses do coop mineiro, objetivando resultados mais eficazes.

Imagem - Ocemg

Baixe o Aplicativo do
Sistema Ocemg

Disponível para:
Imagem - Ocemg