Imagem - Ocemg
Notícias

Sistema Ocemg inicia Programa Agente de Transformação e Prosperidade Social

18/08/2020
Compartilhar em:
WhatsAppFacebookTwitterLinkedIn
Imagem - Ocemg

O Sistema Ocemg realizou, entre 11 e 14 de agosto, uma iniciativa pioneira no Brasil no âmbito da capacitação do público cooperativista: o Programa Agente de Transformação e Prosperidade Social. O projeto é realizado em parceria com a Fundação Dom Cabral (FDC) e tem o intuito de levar a expertise de trabalhar com os projetos de desenvolvimento sustentável, tendo em vista os aspectos econômico, social e cultural local.

Na ocasião, foram ministrados os dois primeiros de 11 módulos do curso. Entre cada módulo serão realizadas mentorias com as cooperativas, ministradas pelo professor da FDC Pedro Lins e representantes do Sistema Ocemg, a fim de rever os tópicos estudados nos encontros e tirar dúvidas. As aulas são online, utilizando uma tecnologia exclusiva da instituição de ensino chamada AVA. A estimativa é que sejam apresentados, ao final do curso, previsto para fevereiro de 2021, entre oito e 10 projetos intercooperativos que serão gerados pelas cooperativas que integram o curso.

Sobre a formulação do programa, a gerente de Educação e Desenvolvimento Sustentável do Sistema Ocemg, Andréa Sayar, relembrou que, diferentemente das demais áreas finalísticas do Sescoop – formação profissional e monitoramento de cooperativas – o setor de promoção social é muito amplo. Ela explicou que em 2017 foi aprovado um reposicionamento da organização tendo em vista toda a abrangência do cooperativismo nas regiões de atuação.  “As cooperativas são o principal gerador de renda e emprego na grande maioria dos municípios em que estão inseridas. Em muitos municípios não existe outro agente financeiro além das cooperativas de crédito e essas cooperativas são responsáveis pela sustentação econômica de muitos outros negócios da cidade; além disso, muitas cooperativas atuam para garantir a produção no âmbito rural e nos demais eixos em que o cooperativismo se faz extremamente presente e relevante”.

Para a gerente, esse reposicionamento refletiu, principalmente, no movimento Dia de Cooperar, que passou a contar com projetos com foco na promoção do desenvolvimento das pessoas e, não apenas, com ações pontuais e filantrópicas. Bem como na criação do Programa de Desenvolvimento Sustentável, que busca desenvolver uma determinada cadeia produtiva para que seja forte o suficiente para desenvolver a cidade ou microrregião, e do próprio curso de Agentes de Transformação e Prosperidade Social.

“Queremos preparar pessoas, torná-las mais competentes, com clareza dos recursos que elas têm, para que sejam provocadoras de transformações sociais, de desenvolvimento econômico e de prosperidade, porque, como nas palavras do presidente do Sistema Ocemg, Ronaldo Scucato, não existe desenvolvimento social em cima de ruína econômica”, frisou.

Mão na massa

Nas primeiras aulas do programa já ficou visível o comprometimento da turma e o potencial dos projetos que serão criados. O professor do curso, Pedro Lins, frisou que espera “que o grupo, formado por mais de mais de 30 gestores e colaboradores, possa, a partir deste programa, colocar em prática ações de transformação e prosperidade social em suas comunidades e que isso faça diferença nos municípios”.

Para exemplificar casos de sucesso de ações de desenvolvimento sustentável por grandes empresas, o coordenador de Suprimentos e Biodiversidade da Natura conversou com os participantes, contou a história da empresa e tirou dúvidas sobre os projetos realizados. Segundo ele, o desenvolvimento sustentável deve ser uma parte do negócio e “não tem uma receita pronta para construir um projeto de sustentabilidade e é difícil ter, afinal as realidades de cada público são muito diferentes e devem ser levadas em conta nesta formulação”.

O Diretor de Produção e Comercialização da Coocafé, Pedro Araújo, ressaltou que a expectativa em relação ao programa é muito boa, principalmente tendo em vista o que já foi desenhado nos primeiros encontros. “Algo que eu gostaria de destacar é que, mesmo que tivéssemos sempre um bom diálogo entre as cooperativas de Lajinha, nunca foi discutido um projeto desta grandeza do que está sendo construído devido a este curso”, explicou. A Coocafé fará um projeto de transformação e prosperidade social juntamente com o Sicoob Credicaf e a Coopcel.

Imagem - Ocemg

Baixe o Aplicativo do
Sistema Ocemg

Disponível para:
Imagem - Ocemg