Imagem - Ocemg
Notícias

Sistema Ocemg inicia segunda edição do Programa ATPS

25/05/2021
Imagem - Ocemg

Um grupo formado por cerca de 30 pessoas participou, ontem (24/05), da aula inaugural da segunda turma do Programa Agente de Transformação e Prosperidade Social (ATPS). A iniciativa, realizada pelo Sistema Ocemg em parceria com a Fundação Dom Cabral (FDC), tem como expertise trabalhar com os projetos de desenvolvimento sustentável, considerando os aspectos econômico, social, ambiental e da cultura local.

O presidente do Sistema Ocemg, Ronaldo Scucato, abriu o encontro frisando que a organização prima por ofertar capacitações como o ATPS, na área social, sem deixar de lado o principal foco das cooperativas que é econômico. O dirigente ressaltou ainda a importância de todas as cooperativas e empresas se engajarem com os Objetivos de Desenvolvimento Social (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU) e estarem alinhadas com o Pacto Global.

Carlos Eduardo Borges, gerente de Projetos da FDC, complementou explicando aos participantes como foi a constituição do programa, destacando que ele forma Agentes de Transformação e Prosperidade Social e visa dar base, por meio de mentorias, para a criação de projetos voltados para o desenvolvimento das localidades em que as cooperativas atuam, primando para que sejam realizados de maneira intercooperativa.

Na oportunidade, a gerente de Engajamento e ODS da Rede Brasil do Pacto Global, Ana Carolina Paci, foi convidada a falar aos participantes sobre os ODS, acordados em 2015 pelos quase 200 países que participaram da assembleia da ONU naquele ano, e reforçou a responsabilidade das pessoas e das organizações para o atingimento deles. “Esta agenda é resultado de décadas de estudos. Não é uma questão nova. Desde 1972 essas questões estão sendo discutidas no âmbito do sistema ONU”, explicou.

Ana elogiou o fato do Programa ATPS resultar em projetos com foco no impacto local e comentou a importância de que eles abranjam os Objetivos, contribuindo para esta que é a principal pauta global das Nações Unidas.  Segundo ela, “as organizações devem estar cada vez mais preparadas para trazer soluções para os desafios complexos que têm se apresentado no mundo”.

O programa

O primeiro módulo do Programa ATPS tem início hoje (25/05), somando 11 módulos até o final do ano. Entre as aulas, serão realizadas também mentorias com o professor da FDC Pedro Lins e representantes do Sistema Ocemg. Os encontros são online, utilizando uma tecnologia exclusiva da instituição de ensino chamada AVA. Ao final, as cooperativas participantes irão apresentar os projetos finais em intercooperação criados a partir do programa.

Segundo a Gerente de Educação e Desenvolvimento Sustentável do Sistema Ocemg, Andréa Sayar, a entidade, desde 2016, trabalha alicerçada pelos ODS, principalmente no que diz respeito ao Dia de Cooperar (Dia C), maior programa de voluntariado cooperativista do país. E os Objetivos deram base ainda para a formulação do Programa ATPS e outras iniciativas do Sistema Ocemg com foco em potencializar a atuação das cooperativas com foco no desenvolvimento sustentável das cidades e regiões em que estão inseridas.

Imagem - Ocemg

Baixe o Aplicativo do
Sistema Ocemg

Disponível para:
Imagem - Ocemg