A convivência face a face agora passou para a visualização lado a lado; aula física virou remota, as risadas e aplausos são reactions, em tempos de isolamento social os cursos e programas do Sistema Ocemg foram adequados para o ambiente digital, e nesta segunda e terça-feira, 3 e 4 de agosto, iniciaram as atividades da segunda turma do Prodecoop Agro.
Com a participação online de 41 dirigentes cooperativistas, o presidente do Sistema Ocemg, Ronaldo Scucato fez a abertura do encontro ressaltando o interesse dos representantes das cooperativas agropecuárias de participarem, sendo que nos primeiros dias que as inscrições foram abertas ocorreu uma grande procura. Na ocasião, ele também ressaltou a satisfação do Sistema Ocemg em realizar o Prodecoop com a chancela educacional da Fundação Dom Cabral.
“Em parceria com a FDC, com o conhecimento do quadro diretivo do Sistema Ocemg, vamos continuar a realizar com maestria o Prodecoop. É através da qualificação que formamos o legado do conhecimento, estamos aqui não com vistas no legado material, e sim do imaterial, estamos preparando as pessoas que são a essência do cooperativismo. É muito bom saber que tem cooperativistas de norte a sul do Estado participando deste Programa, não é por coincidência que o agro se desponta como uma locomotiva no país. Os representantes e dirigentes cooperativistas do ramo tem ânsia por conhecimento, eles querem aprender, aperfeiçoar, e, no que depender de nós, vocês receberão os subsídios educacionais para a elevação deste saber”, afirmou Scucato.
Para Carlos Eduardo Borges, diretor de projetos da Fundação Dom Cabral, é muito satisfatório para a organização ser parceira do Sistema Ocemg em vários programas. “Por meio da educação digital estamos conectados e daqui para frente, em todo o setor educacional, a tendência é a realização de programas híbridos, unido o presencial com o digital, o que facilitará a conexão e a participação de mais pessoas. Acredito que o presencial não será substituído, principalmente porque é por meio dele que vocês fazem as trocas de experiências que é um dos pilares para o fortalecimento da rede”.
De acordo com a Gerente de Educação e Desenvolvimento Sustentável do Sistema Ocemg, Andréa Sayar, o interesse das cooperativas do ramo agro de participarem do Prodecoop foi muito positiva, sendo que nesta segunda turma tem cooperativas que participam pela primeira vez em uma atividade do Sistema Ocemg, “espero que para estas cooperativas este seja o primeiro de muitos cursos e de muitas outras realizações junto com a organização”.
Em dois dias de imersão virtual, são abordados assuntos importantes para o setor agro, contemplando os temas “O Mundo em Transformação”, com o prof. Paulo Vicente, e no segundo dia “Cenários e Tendências no Agronegócio”, com o prof. Hermógenis Crosara Júnior. Até dezembro os participantes terão concluído 10 disciplinas de oito horas, divididas em sessões de quatro horas, contabilizando uma carga horária total de 80/h.
Neste mês de agosto também iniciarão as turmas do Prodecoop Crédito (6 e 7) e Prodecoop Saúde (10 e 11).