Grupo é composto por 35 participantes e se reunirá periodicamente até o final do ano
O Sistema Ocemg iniciou, nos dias 26 e 27 de março, uma nova turma do Programa de Formação e Acompanhamento da Organização do Quadro Social das Cooperativas Mineiras (Educa OQS). Ao todo, os 35 participantes de diversas regiões do Estado e de diferentes ramos, conheceram mais sobre o programa, que ajuda as coops, por meio da capacitação, a definir e estruturar seu quadro social.
O objetivo do Educa OQS é promover a sustentabilidade das cooperativas mineiras, por meio da organização e fortalecimento do seu quadro social, considerando a necessidade estratégica dos Agentes de Desenvolvimento de Cooperativas (ADC) estabelecerem uma interlocução forte com os cooperados e na área de atuação do empreendimento.
Ao longo do ano, os participantes irão cursar cinco módulos. O primeiro foi “Introdução à OQS”. Já o segundo, que acontece nos dias 7 e 8 de maio, irá abordar “Gestão e Governança”. Em julho, nos dias 4 e 5, o módulo três terá como tema o “Relacionamento, práticas e fidelização”. Já o quarto módulo, que será realizado nos dias 12 e 13, vai tratar sobre “O papel do Agente no Desenvolvimento de Cooperativas”. Por fim, nos dias 3 e 4 de setembro, o quinto módulo será marcado pelo Seminário de Avaliação Qualitativa, quando participantes da turma de 2024 e de turmas passadas se reunirão para o evento.
O analista de Monitoramento de Cooperativas do Sistema Ocemg, Asenclever Júnior, explica que o objetivo do módulo de abertura do programa foi fazer com que os participantes compreendessem o que são e quais os tipos de OQS que uma cooperativa pode implementar. “Para iniciar, a ideia foi trazer uma carga de conceitos e ferramentas para que as equipes consigam mapear qual o estado atual de suas cooperativas e onde elas querem chegar com a OQS”, resume. “A partir daí, dentro da necessidade e especificidade de cada coop, os participantes irão construir o seu programa”.
Ele acrescenta que algumas cooperativas já realizam diversas ações voltadas para o quadro social, no entanto, não têm a percepção de que já estão desempenhando a OQS. “Para esse tipo de cooperativa, o programa auxilia na organização de todas essas ações, proporcionando uma visão estratégica no relacionamento com o cooperado”, mostra. “A cooperativa passa a perceber a importância de monitorar seus resultados e efetividade, permitindo que evolua na aplicação da metodologia”.
Expectativa alta entre os participantes
A contadora da Cogran, Maria Aparecida Machado Teixeira, atua na cooperativa há 36 anos e tem a responsabilidade de estruturar o quadro social da coop. “Estamos participando do Educa OQS para adquirir o conhecimento necessário para implementar o programa na Cogran”, conta. “Nós temos algumas ações, porém elas estão dispersas. É necessário realizar um trabalho de organização, e estou certa de que, ao longo dos módulos, aprenderemos os elementos que nos guiarão neste caminho”.
Enquanto alguns acumulam décadas de experiência, outros chegaram recentemente e já estão à frente de projetos relevantes que impulsionam o quadro social de suas cooperativas. É o caso do auxiliar de Desenvolvimento Cooperativista do Sicoob Crediriodoce, Igor Souza Santos. Após um estágio de oito meses, ele foi efetivado há pouco mais de um mês e está animado em contribuir para o crescimento da OQS da cooperativa. “Eu já participo de diversas ações cooperativistas em nossa cidade, Governador Valadares, e região, onde contamos com 26 agências distribuídas em 23 municípios, além do PA Digital, que foi criado como alternativa para quem prefere fazer suas movimentações e operações financeiras por canais remotos. Agora, sentimos a necessidade de aprimorar nossos projetos e desenvolver novos. Por isso, estamos no Educa OQS”.
A responsável pelo Relacionamento com o Cooperado da Unimed Norte de Minas, Maria Gabriela Ruas, iniciou o Educa OQS com grande expectativa, principalmente porque, segundo ela, não existiam ações voltadas ao quadro social em sua cooperativa. “Estou concluindo o primeiro módulo com a cabeça repleta de ideias e já planejo organizar tudo para implementar novas estratégias”, comemora. “Uma das nossas principais preocupações na Unimed Norte de Minas refere-se ao tratamento de nossos colaboradores, buscando a melhor forma de abordá-los, especialmente dentro do nosso modelo de trabalho. Portanto, pretendemos fazer a diferença com base no conhecimento adquirido ao longo do ano”, conclui.