O primeiro módulo do Programa de Formação de Dirigentes e Gestores das Cooperativas Mineiras (Formacoop), em Belo Horizonte, iniciou nos dias 5 e 6 de fevereiro, na sede do Sistema Ocemg Ocemg. Vinte participantes debateram sobre a temática Bases Doutrinárias do Cooperativismo e a Natureza Empresarial da Cooperativa.
O instrutor do Formacoop, José da Paz Cury abordou sobre histórico, objetivos, princípios doutrinários, entre outros assuntos ligados à formação do pensamento cooperativista. Segundo ele, a diferença do segmento é o fato de que “está incrustado em nós que, para vencermos é preciso que o outro perca. Isso é cultural. Porém, no cooperativismo acontece o inverso, que é trabalhar para ganhar junto, com o outro”.
“Fui instruída a fazer o Formacoop para conhecer mais sobre o setor cooperativista e reportar o aprendizado para os nossos 370 cooperados para que eles fiquem melhor informados sobre como funciona a cooperativa, principalmente fomentando o respeito e a união”, comentou Dilma Alves Costa, diretora social da Coohabel.
Para a gerente de Processos e Faturamento da Federação Nacional das Cooperativas Médicas (Fencom), Adriana de Paiva Costa, o curso é uma oportunidade de se atualizar em relação ao segmento cooperativista. “Senti a necessidade de trazer mais conhecimento para meu cotidiano e o Formacoop é um programa que sempre me chamou atenção”, ressalta.
O próximo módulo do programa em Belo Horizonte está marcado para os dias 13 e 14 de março. Ao todo, serão 10 encontros do Formacoop, que, atualmente, possui turmas em andamento em João Monlevade, Varginha e Caratinga.