Com o objetivo de ajudar na coleta, armazenagem e distribuição de donativos para os 374 municípios em estado de emergência, 15 entidades do setor produtivo da capital, incluindo o Sistema Ocemg, se reuniram, no dia 13 de janeiro, com o Serviço Social Autônomo (SSA Servas) e a Secretaria de Desenvolvimento Social e Defesa Civil Estadual. O intuito foi de prestar apoio à campanha S.O.S Chuvas MG, realizada em parceria com o Governo Estadual com foco em socorrer as vítimas das fortes chuvas no Estado.
Nesse sentido, as entidades somaram forças para ajudar na arrecadação de donativos que serão direcionados às cidades e às pessoas afetadas no Estado. Além de ajudar diretamente nas doações, as organizações também estão apoiando a divulgação da campanha, mobilizando seu público para participação e ainda auxiliar na armazenagem e transporte dos donativos, bem como oferecer postos para coleta.
De acordo com o vice-governador Paulo Brant, “esta é uma mobilização concreta de diversas entidades que estão empenhadas em ajudar a diminuir os impactos causados pelas chuvas. Percebemos um sentimento de solidariedade e fraternidade que envolve a mobilização dos recursos. Isso mostra que a sociedade é solidária, pois o Estado e as prefeituras sozinhos não dão conta de resolver problemas dessa magnitude. Ter o apoio da sociedade organizada é fundamental para atravessarmos esse momento”.
O presidente do Sistema Ocemg, Ronaldo Scucato, ressalta que a responsabilidade social faz parte do cotidiano do setor cooperativista e que, em momentos de crise como este, causados pelas fortes chuvas que assolaram o Estado no final do ano passado e início deste ano, necessitam da atenção das principais entidades produtivas e do governo. “Cooperação é a palavra que rege o nosso setor, portanto, atuar nesta campanha em favor dos mineiros é um dos nossos focos neste início de 2022”, comenta.
O Instituto Credicom, responsável pelas ações de responsabilidade social do Sicoob Credicom, foi um dos primeiros a entrar em contato com o Servas para uma parceria com foco em angariar doações para as vítimas. Segundo o analista de Responsabilidade Social da instituição André Menezes, logo após o final de semana de chuvas fortes, o instituto se colocou à disposição da campanha S.O.S chuvas em Minas. No total, entre doações diretas e em dinheiro, que foram revertidas em produtos de necessidade dos atingidos, foram doados 4.189 itens para o Servas fazer a distribuição entre as cidades mais afetadas. A entrega ao Serviço foi no dia 24 de janeiro.
Como doar
Os itens de maior necessidade angariados pela S.O.S Chuvas em MG são: água mineral, alimentos não perecíveis, materiais de limpeza, produtos de higiene pessoal, roupas de cama, mesa e banho. De acordo com o Servas, já foi arrecadado um grande volume de roupas, portanto não estão recebendo mais recebendo donativos nesse sentido. Contudo, segundo a entidade, ainda não existe previsão para o término da campanha, que visa angariar os demais donativos.
As cooperativas de Belo Horizonte e região metropolitana que desejam fazer a sua doação podem deixar os itens também na sede do Sistema Ocemg, na rua Ceará 771, Funcionários/Belo Horizonte.
As doações também podem ser realizadas em todos os batalhões, quartéis e bases comunitárias da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar e nas Delegacias da Polícia Civil de Minas Gerais. Para doações em maior volume ou em caso de dúvidas, basta entrar em contato pelo telefone (31) 3349-2400 ou pelo e-mail [email protected].
– Para aquisições diretas observar as seguintes orientações:
Doação Pessoa Jurídica:
CFOP 5910 – Remessa em bonificação, doação ou brinde.
SERVIÇO SOCIAL AUTÔNOMO SSA – SERVAS
CNPJ: 17.385.840/0001-12
Inscrição Estadual: Isento
Inscrição Municipal: 0.405.587/001-8
Endereço de entrega: Avenida Amazonas, 6455 – Gameleira
– Para doações em dinheiro:
Serviço Social Autônomo Servas – SSA SERVAS
Chave PIX: telefone celular – 31 99163-0836
Conta Vinculada: Caixa
Ag:1667
Cc: 3529-1