O Sistema Ocemg foi convidado a acompanhar, no dia 16 de setembro, o Debate Público de 30 Anos da Constituição Mineira, organizado pela Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG).
Realizado no Plenário da ALMG, o debate foi motivado pelas atuais advertências ao federalismo e à democracia e integrou ainda a agenda de eventos realizados durante a semana de homenagens à criação do texto constitucional no Estado.
Segundo o analista institucional do Sistema Ocemg Geraldo Magela, representante da organização durante o debate, o evento celebrou a importância histórica da Constituição Mineira, seus avanços no campo jurídico e impactos na vida dos cidadãos e instituições do Estado.
Os palestrantes convidados senador Antônio Augusto Anastasia e as professoras doutoras Maria Coeli Simões Pires e Mônica Sette Lopes, integraram o corpo técnico da Assembleia quando da Constituinte de 1988-1989.
Como assessor da Constituição Mineira à época, Anastasia proferiu a palestra magna do evento e falou sobre os perigos relacionados ao advento da tecnologia nos dias de hoje, principalmente, com as notícias falsas divulgadas em redes sociais, que dificultam a racionalidade política.