Na última terça-feira (06/10), o Sistema Ocemg iniciou mais um programa inovador para as cooperativas mineiras no âmbito da gestão e do desenvolvimento. Em parceria com os renomados consultores nessa área, Sandro Magaldi e José Salibi Neto, a entidade ofereceu a primeira Master Class da Mentoria Gestão do Amanhã na Prática, integrando um grupo de 30 presidentes de cooperativas selecionados a partir dos resultados apresentados no Programa de Desenvolvimento da Gestão Cooperativa (PDGC) conduzido em Minas. Foram quatro horas de imersão direta com os consultores, especialistas em gestão e autores do Best Seller “Gestão do Amanhã”.
Ao abrir o encontro, o presidente do Sistema Ocemg, Ronaldo Scucato, reforçou a proposta da entidade em buscar o melhor na área de mentorias para as cooperativas. “Enfrentamos cenários diferentes e precisamos estar muito bem preparados para essa nova gestão do amanhã. Por isso, estamos investindo nessa iniciativa. Queremos que o legado do cooperativismo seja também o legado do conhecimento e da excelência”.
Sandro Magaldi iniciou sua abordagem reforçando que, desde 2018, tem se dedicado, junto com José Salibi, a produzir conhecimento sobre esse mundo em transformação. “O cooperativismo é um dos modelos mais virtuosos de gestão na nossa era. Nunca se falou tanto sobre gestão colaborativa e valor compartilhado, mas o nosso grande desafio é compatibilizar esse sistema virtuoso com o mundo em transformação no qual vivemos”, afirmou. Para ele, as organizações devem se atentar ao ambiente externo, bem como à cultura, liderança e modelos de negócios, sendo esse, exatamente, o foco da mentoria iniciada. No primeiro dia de trabalhos, foram discutidos teorias, conceitos e cases práticos. Um novo encontro já está agendado para o dia 13 de outubro sobre estratégia e modelos de negócio como plataforma. Outros três encontros ainda serão realizados com o grupo de presidentes subdivido para promover discussões e soluções específicas no âmbito das cooperativas envolvidas.
“Estamos aqui para ajudar as cooperativas a darem o próximo passo no ambiente da gestão”, disse José Salibi Neto. Segundo ele, o “novo normal” nada mais é do que o velho normal mais rápido e as organizações que não souberem navegar nesse mundo em transformação exponencial serão ultrapassadas. Ele seguiu confirmando que considera as cooperativas plataformas de negócio com enorme potencial, mas com o desafio da liderança conectora e integradora, pois o que era vantagem competitiva no passado, não necessariamente será hoje. “Temos que criar novas maneiras de competir, porque não competimos mais apenas com indústrias, mas também com arenas, não competimos só com empresas, mas como transições de mercado e, às vezes, as empresas morrem porque fazem bem as mesmas coisas durante tempo demais”, refletiu.
Ao longo da mentoria os participantes promoveram discussões sobre como o cooperativismo realmente pode atuar como plataforma e sobre como lidar com o gargalo de mão de obra especializada por exemplo. Nesse sentido, os consultores endossaram a prática de que o setor tem protagonizado um processo virtuoso de educação. “Estou certo de que o cooperativismo, cada vez mais, será um ambiente de educação”, ressaltou Sandro Magaldi. Ao final da manhã, o case Magazine Luiza foi detalhado sobre perspectivas diferenciadas com o grupo.
Sobre os mentores
José Salibi Neto
Conviveu e trabalhou por mais de duas décadas com todos os principais pensadores da gestão, como Peter Drucker, Jack Welch, Michael Porter e Philip Kotler e líderes mundiais como Bill Clinton, Tony Blair, Al Gore e Rudolph Giuliani. É cofundador da HSM, empresa líder em Educação Executiva. Em sua autobiografia, o professor Philip Kotler, considerado o pai do Marketing, dedica um capítulo inteiro ao trabalho de Salibi, a quem chama de “empresário extraordinário”.
Sandro Magaldi
Co-fundador do meuSucesso.com, uma das principais plataformas focadas em empreendedorismo do Brasil, impactando milhões de empreendedores mensalmente. É considerado um dos maiores experts em Gestão Estratégica e Vendas do país, com cerca de 30 anos de experiência no setor. Atuou como professor na ESPM, Fundação Dom Cabral (FDC), PUC- RS, entre outras instituições. É mentor do Instituto Endeavor há 13 anos.
Clique aqui para conferir mais informações sobre a Mentoria Gestão do Amanhã.