No último dia 23 de março, o Sistema Ocemg participou de reunião convocada pelo governador de Minas, Romeu Zema. O encontro reuniu representantes do setor produtivo do Estado, entre eles, o presidente da organização, Ronaldo Scucato, para que o governo pudesse ouvir demandas e manter o diálogo com as entidades, assim como destacar as medidas adotadas no controle da pandemia, especialmente durante a onda roxa do programa Minas Consciente.
Na oportunidade, o secretário de Estado de Saúde, Fábio Baccheretti, falou sobre o cenário no Estado em função da pandemia, ressaltando a criação de novos leitos e o recebimento de respiradores para o tratamento dos pacientes, mas alertou que a situação é de esgotamento do sistema de saúde no Estado e que a expectativa é que haja ainda uma evolução na vacinação.
Medidas que restringem a circulação das pessoas, com o toque de recolher, e autorização apenas de atividades essenciais, estão em vigor devido ao agravamento da pandemia em Minas. As entidades presentes manifestaram apoio ao decreto do governo estadual sobre o assunto.
O Estado entende que as medidas acarretam grandes prejuízos para a economia e, portanto, o governador afirmou esperar que o decreto surta efeito dentro do prazo e, assim, seja estudada a flexibilização das regras.
Na ocasião, ainda foram tratadas iniciativas de apoio às empresas e cooperativas, como, por exemplo, o encaminhamento, pelo governo, de um Projeto de Lei de refinanciamento de dívidas tributárias para ser avaliado pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), assim como mobilizações junto à Copasa e à Cemig, estatais que fornecem água e energia à grande parte da população mineira, para prorrogação e renegociação de dívidas, evitando cortes.
Em defesa do cooperativismo
Os representantes das entidades de classe tiveram oportunidade de se manifestar durante a reunião e o presidente do Sistema Ocemg, Ronaldo Scucato, em sua fala, posicionou o cooperativismo mineiro diante do cenário pandêmico como um setor que seguiu contribuindo com a sociedade, exemplificando as atuações sérias e planejadas, principalmente, dos ramos saúde, transporte, agropecuário e crédito.
Scucato aproveitou o momento para convidar o governador Romeu Zema para participar do evento de Lançamento do Dia de Cooperar (Dia C) 2021, previsto para maio, e frisou a importância do movimento de voluntariado cooperativista, que teve mais de 90% dos projetos voltados para mitigar os efeitos da pandemia na vida dos mineiros.
Foto: Gil Leonardi/Imprensa MG