Imagem - Ocemg
Notícias

Sistema Ocemg mobiliza cooperativas de crédito para apoiar agricultura familiar

29/06/2023

Criação de linhas diferenciadas e prospecção de recursos foram colocadas em pauta durante reunião do Cooperaf-MG

Compartilhar em:
WhatsAppFacebookTwitterLinkedIn
Imagem - Ocemg

Representantes de cooperativas de crédito que atuam em Minas Gerais – entre elas o Sicoob Central Crediminas, o Sicoob Central Cecremge, o Sicred Central RS/MG e a Cresol Minas Gerais – participaram hoje da 8ª reunião do Colegiado Gestor do Programa Estadual de Cooperativismo da Agricultura Familiar e Agroindústria Familiar de Minas Gerais (Cooperaf-MG), com o objetivo de discutir maneiras para facilitar o acesso ao crédito a cooperativas e produtores da agricultura familiar. Os cooperativistas saíram do encontro, que foi realizado no Centro de Treinamento do Sistema Ocemg, em Belo Horizonte, com o compromisso de fomentar uma política de crédito especial para esse segmento rural, que responde por cerca de 70% dos alimentos produzidos no Brasil.

Um dia depois do lançamento, pelo governo federal, do Plano Safra da Agricultura Familiar, que destinará R$ 71,6 bilhões ao crédito rural, a meta das cooperativa mineiras é apoiar esses produtores, que hoje têm dificuldade de acessar esses recursos. A proposta parte não só da criação de novas linhas ou produtos financeiros específicas para o agronegócio familiar, mas da prospecção de linhas já existentes, porém ainda pouco conhecidas pelo setor.

Para subsidiar essa iniciativa, os membros do colegiado irão elaborar um documento qualificando as demandas das cooperativas e dos produtores da agricultura familiar e solicitando a destinação de mais recursos do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) para repasse pelas instituições de crédito cooperativistas. “Existe hoje um esforço efetivo do Sistema Ocemg, por meio de programas com foco na gestão organizacional, com o intuito de ajudar as cooperativas a se estruturar para ter acesso aos recursos”, afirmou o assessor institucional da entidade, Geraldo Magela. Ele ainda complementou que essa é uma diretriz prioritária estabelecida pelo presidente do Sistema Ocemg, Ronaldo Scucato, atendendo a um pedido especial do próprio Governador de Minas Gerais, Romeu Zema.

De acordo com Magela, o Sistema Ocemg está em tratativas com o Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG) para a construção de um Acordo de Cooperação Técnica (ACT) com o objetivo de fomentar produtos financeiros que atendam às principais demandas do cooperativismo, entre eles linhas de crédito voltadas para o segmento de agricultura familiar a serem operacionalizadas pelas cooperativas de crédito. No último encontro entre as entidades, realizado em maio, o presidente do BDMG, Gabriel Viégas Neto, confirmou o interesse em relação ao ACT.

O presidente do Colegiado Gestor do Cooperaf-MG e superintendente de Abastecimento e Cooperativismo da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais (Seapa-MG), Gilson Sales, considerou produtiva a reunião com os cooperativistas de crédito. Segundo ele, a criação de soluções diferenciadas de financiamento de recursos atenderá a uma das diretrizes traçadas pelo Cooperaf para 2023, que é estruturar o agronegócio familiar para acessar os mercados de compras governamentais.

O Programa Estadual de Cooperativismo da Agricultura Familiar e Agroindústria Familiar foi criado em 2020 pelo Governo de Minas com o objetivo de implementar ações para o desenvolvimento das cooperativas da agricultura familiar e da agroindústria familiar. O Colegiado é composto por 14 instituições: secretarias de Estado de Agricultura, Planejamento e Gestão, Saúde e Desenvolvimento Econômico; Emater-MG; Epamig; IMA; Fetaemg; Sistema Ocemg; Unicafes-MG; Sebrae-MG; Cedraf; Cecoop; e Consea.

Imagem - Ocemg

Baixe o Aplicativo do
Sistema Ocemg

Disponível para:
Imagem - Ocemg