A Reforma Tributária foi tema de um seminário, realizado na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), no dia 31 de março. Atento aos interesses e pleitos do cooperativismo, o Sistema Ocemg participou do evento, o qual teve como expositor o deputado federal Reginaldo Lopes, coordenador do Grupo de Trabalho (GT) sobre o tema, na Câmara dos Deputados. O encontro faz parte de uma série de Audiências Públicas que o GT está realizando em diversas regiões do país e, aqui em Minas, ocorreu por iniciativa de Lopes e do deputado Federal Newton Cardoso Júnior, que também integra o grupo.
O objetivo foi apresentar a proposta de Reforma Tributária que está tramitando no Congresso Nacional e está sendo articulada, por meio do GT, a discussão sobre a reforma com a sociedade e com os diversos segmentos econômicos, explicando as diretrizes e objetivos da proposta e escutando as críticas, contribuições e reivindicações de cada setor. Na ocasião, foi ressaltado pelo presidente da Frente Parlamentar do Cooperativismo de Minas Gerais (Frencoop/MG), Antônio Carlos Arantes, juntamente com outros parlamentares, pontos que ainda não estão claros da Reforma e que refletem no cooperativismo.
“O setor está atento, por meio do Sistema OCB, em Brasília, e do Sistema Ocemg, em Minas Gerais, e fazendo uma interlocução próxima junto ao Deputado Reginaldo Lopes, levando até ele as preocupações e necessidades do cooperativismo para que tenhamos maior segurança jurídica, melhor conformidade e as coops tenham a certeza de que possamos mitigar qualquer retrocesso que possa prejudicar o setor”, explica o assessor institucional da Unidade Estadual mineira, Geraldo Magela.
Em março, foi realizada uma reunião com o parlamentar que coordena o GT também com o foco de apresentar pleitos do cooperativismo perante o texto da Reforma Tributária.