Após a finalização do Programa de Desenvolvimento em Gestão e Educação em Cooperativismo, MBA customizado pela Universidade de São Paulo (USP) em parceria com o Sistema Ocemg, que formou 80 cooperados, gestores e empregados da Cooxupé em 2018, acontece esta, semana no Paraná, uma imersão em cooperativas agropecuárias do estado. O objetivo é promover a demonstração prática de vários assuntos abordados em sala de aula, como estrutura de governança, organização do quadro social, intercooperação e gestão.
A missão técnica estruturada e organizada pelo Sistema Ocemg teve início nesta segunda-feira (23/9), com uma recepção no Sistema Ocepar. Na ocasião, foi apresentada uma visão geral sobre o cooperativismo paranaense nas perspectivas histórica, socioeconômica e mercadológica. A comitiva mineira foi acompanhada pelo superintendente do Sistema OCB, Renato Nobile, e pelo superintendente do Sistema Ocemg, Alexandre Gatti, e recebida pelo presidente do Sistema Ocepar, José Roberto Ricken, e membros da diretoria da organização. Segundo o presidente da Cooxupé, Carlos Augusto Rodrigues de Melo, um dos objetivos do intercâmbio é conhecer o modelo cooperativista aplicado no Estado e identificar oportunidades de inovação para a própria cooperativa.
Ao longo da semana, até o dia 28 de setembro, o roteiro de visitas técnicas inclui um encontro em Campos Gerais para conhecer o projeto de intercooperação envolvendo as cooperativas Frísia, Capal e Castrolanda, que resultou na criação da marca Unium. Uma visita à Castrolanda com o objetivo de conhecer os principais projetos, incluindo a Universidade Corporativa e ações voltadas para o quadro social, e também na Lar, em Medianeira, para conferir o modelo de organização do quadro social desenvolvido pela cooperativa, com experiências sobre lideranças juvenis e femininas. O grupo ainda passará pela C.Vale, em Palotina, e pela Cocamar, em Maringá, onde conhecerão os modelos de gestão e as oportunidades de negócios; os programas executados; entre outros assuntos.
De acordo com a gerente de capacitação do Sistema Ocemg, Andréa Sayar, objetivo do Sistema Ocemg é o de contribuir para o desenvolvimento da gestão e educação cooperativista. ?O curso foi customizado considerando alguns aspectos relacionados ao Programa de Desenvolvimento da Gestão Cooperativista (PDGC) e ainda a necessidade de identificação de novas lideranças que, já nas últimas eleições, passaram a fazer parte dos Conselhos da Cooperativa. Esse é o objetivo do Sistema Ocemg: inovar sempre em seus programas de capacitação, missões técnicas, parcerias estratégicas diversas, além de outros programas visando contribuir para o desenvolvimento contínuo das cooperativas mineiras.
(Com informações – Informe Paraná Cooperativo)