Imagem - Ocemg
Notícias

Sistema Ocemg promove XVII Encontro dos Profissionais de Contabilidade das Cooperativas Mineiras

30/11/2021
Compartilhar em:
WhatsAppFacebookTwitterLinkedIn
Imagem - Ocemg

Práticas Contábeis e Tributárias nas Sociedades Cooperativas foi o tema do XVII Encontro dos Profissionais de Contabilidade, realizado no dia 26 de novembro, pelo Sistema Ocemg. Voltado para contadores, técnicos e profissionais que atuam na área contábil/tributária das cooperativas mineiras, o evento contou com a participação de 80 pessoas.

Na abertura do Encontro, o Gerente de Controladoria do Sistema Ocemg, Francisco Gonçalves, representando o presidente, Ronaldo Scucato, que na ocasião estava representando o cooperativismo mineiro em uma missão internacional, agradeceu a presença dos participantes e ressaltou que o desempenho dos profissionais das áreas contábil e tributária se tornou ainda mais efetivo a partir do cenário resultante da pandemia de Covid-19. “Nossa atuação como assessores das lideranças ficou ainda mais evidente neste período. Com certeza, nosso papel continuará cada vez mais importante neste novo panorama e nas perspectivas vindouras”.

As novidades e as principais indagações das áreas contábil e tributárias foram abordadas por contadores especializados e sócios da Dickel Consultores Associados: Luciane Cristina Lagemann, Diego Booni e por Dorly Dickel. Conforme apontou Luciane, “neste momento em que o país está passando por uma condição de instabilidade econômica e jurídica, as coisas estão mudando muito rapidamente e mesmo aquilo que já parecia consolidado pode sofrer mudanças e alterações. Por isso, é muito importante estarmos atentos e atualizados”.

O Encontro buscou promover a atualização contábil e tributária dos profissionais que atuam nas Sociedades Cooperativas, sobre temas contábeis atuais e suas implicações na tributação, como: a Exclusão do ICMS na base de cálculo do PIS e COFINS; a tese de exclusão do ISS e do próprio PIS e COFINS na sua base de cálculo, a chamada Tese do Século; e o tratamento contábil dos créditos recuperados; Destinações Legais e Estatutárias; Resultado das Aplicações Financeiras; Resultado da Alienação de Bens, Ganhos de Participações Societárias; Juros sobre o Capital Social e Ajustes no Resultado do Exercício, para determinação da base de cálculo das destinações. As dúvidas dos participantes foram principalmente relacionadas às questões de legislação tributária, em especial ao ICMS.

Dorly Dickel reforçou sobre a importância da realização do XVII Encontro dos Profissionais de Contabilidade das Cooperativas Mineiras, mesmo em ambiente virtual. “O evento é muito oportuno, primeiro porque estamos prestes a encerrar mais um exercício social, com elaboração dos balanços para a prestação de contas aos associados das cooperativas e, segundo, porque neste ano de 2021 ocorreram algumas definições em matéria de natureza tributária, que poderão impactar de forma relevante nas demonstrações contábeis e no relatório de prestação de contas da Administração”.

Dickel destacou que o evento virtual possibilita a participação de muitos profissionais, com custos infinitamente menores, além da economia de tempo em deslocamentos. “Com preparação adequada e apresentação que permita o debate e esclarecimento de dúvidas, meu entendimento é que o evento virtual tem mais vantagens do que desvantagens, em relação ao evento presencial”.

Dorly apontou quais os principais desafios contábeis para as cooperativas neste período. “O principal é a elaboração de peças contábeis com representação fidedigna e transparente, compreensíveis aos diversos usuários, inclusive aos cooperados, na prestação de contas. Outro ponto, não menos importante, é a adequação da contabilidade ao conjunto de normas contábeis vigentes, o que exige o aprimoramento contínuo dos profissionais responsáveis pela escrituração, tanto em relação aos aspectos societários, quanto aos aspectos fiscais. Por último, que a contabilidade seja realmente uma ferramenta útil aos gestores, como fonte de informação para a tomada de decisões, visando um crescimento sustentável da Cooperativa, que permita a geração de renda e agregue valor nas atividades dos sócios, no âmbito de atuação de cada entidade”.

Imagem - Ocemg

Baixe o Aplicativo do
Sistema Ocemg

Disponível para:
Imagem - Ocemg