O Sistema Ocemg realizou, no dia 4 de novembro, os dois últimos workshops do Plano Diretor 2021/2025, que norteará as ações em prol do cooperativismo mineiro. Na parte da manhã, foram ouvidas as cooperativas do ramo agropecuário – setor leite e à tarde o encontro contemplou os representantes dos demais ramos cooperativistas que ainda não haviam participado dos debates.
A abertura dos encontros foi feita pelo vice-presidente do Sistema Ocemg, Samuel Flam, que reafirmou o quão importante é que todos os cooperativistas conheçam o trabalho da organização e seu papel na representação, defesa e promoção do desenvolvimento do cooperativismo em Minas. Além disso, o dirigente comentou que os workshops ajudam a organização a saber as demandas de cada ramo para se posicionar de maneira propositiva e contribuir para que sigam se desenvolvendo e mudando a vida de tantos mineiros.
Realizados desde setembro deste ano, os workshops contaram com a parceria da Fundação Dom Cabral (FDC) para sua organização e formulação. A mediação de todos os debates foi feita pelo professor da instituição de ensino, Carlos Bonato, que realizou dinâmicas com os grupos a fim de refletir, com o pano de fundo de cada ramo cooperativista, sobre temas como o contexto atual, as oportunidades e ameaças, os fatores críticos, as contribuições e o que pode ser desenvolvido para os próximos anos.
Com estes dois workshops, o Sistema Ocemg encerra a fase de oitivas das cooperativas mineiras para formulação do seu planejamento e passa para a consolidação das informações recebidas.