Imagem - Ocemg
Notícias

Sistema Ocemg realiza palestra sobre cooperativismo para produtores rurais de Belo Vale

18/04/2023
Compartilhar em:
WhatsAppFacebookTwitterLinkedIn
Imagem - Ocemg

A semente de um novo trabalho de Desenvolvimento Sustentável está sendo plantada na cidade de Bela Vista. A convite da Prefeitura do Município, o Sistema Ocemg ministrou uma palestra, no dia 12 de abril, para cerca de 40 produtores rurais.

A iniciativa partiu do executivo, tendo em vista a demanda por diversificar a produção agrícola local muito focada na mexerica poncã  e que foi fortemente afetada, nos últimos tempos, por uma doença nos pomares. A cidade também depende muito economicamente da mineração e visa diversificar essa situação para a população.

Assim, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura de Belo Vale, foram realizadas duas palestras acerca de um tema central: Produção sustentável de café, cooperativismo e geração de renda. Pelo Sistema Ocemg, a analista Fabiana Rocha abordou a atuação da entidade, incluindo o Programa de Desenvolvimento Sustentável, e o cooperativismo em geral, bem como o coordenador técnico Estadual em Culturas de Café da Emater/MG, Sérgio Brás Regina, que abordou o âmbito técnico das produções agropecuárias.

Segundo Fabiana, já existe um início de diversificação das culturas na cidade, por isso eles se interessam em constituir uma cooperativa mista. Ela alertou ao grupo a importância da preparação para criar uma coop, o entendimento do modelo, o conhecimento da função de cada um e dos objetivos a serem atingidos, com vistas em criar uma cooperativa forte e duradoura.

Imagem - Ocemg

Baixe o Aplicativo do
Sistema Ocemg

Disponível para:
Imagem - Ocemg