Uma iniciativa inovadora do Sistema Ocemg, o curso Cooperativas com Vistas aos ODS – Objetivos de Desenvolvimento Sustentável: da Teoria à Prática, aconteceu nos dias 21, 22, 28 e 29 de outubro, em formato digital. A primeira turma, que contou com 27 participantes, foi formada por dirigentes, gestores e responsáveis nas cooperativas pelo engajamento com o público e pela promoção da sustentabilidade.
Segundo o site da Organização das Nações Unidas (ONU) no país, os ODS “são um apelo global à ação para acabar com a pobreza, proteger o meio ambiente e o clima e garantir que as pessoas, em todos os lugares, possam desfrutar de paz e de prosperidade. Estes são os objetivos para os quais as Nações Unidas estão contribuindo a fim de atingir a Agenda 2030 no Brasil”.
Tendo isso em mente, o intuito do Sistema Ocemg ao oferecer o curso é desenvolver competências e atitudes nos participantes, que permitam a criação e a execução de programas socioambientais com resultados positivos para suas cooperativas e comunidades. Para tal, foram oferecidos módulos, em formato de oficinas, que abordaram o contexto da sustentabilidade, a utilização dos ODS e a criação de um plano de ação de sustentabilidade.
As oficinas foram conduzidas pelo o professor e economista Rafael Trello, que tem vasta experiência na área de sustentabilidade corporativa, implementação e gestão de sustentabilidade. Além disso, ao longo do curso, o projeto das cooperativas com foco nos ODS foi sendo construído, tendo em vista as particularidades dos locais onde elas atuam.
A analista do setor de Governança, Riscos e Compliance da Unimed-BH, Renata Souza Pietra, comentou que o curso será importante para a implementação de projetos junto às demais áreas da cooperativa, contribuindo para que o conceito e as ações pela sustentabilidade, já praticadas em âmbito macro pelo Instituto Unimed-BH, estejam alinhadas. Para ela, as oficinas “foram uma oportunidade de aliar os conhecimentos sobre cooperativismo e sustentabilidade, proporcionando um olhar dos ODS dentro das cooperativas e mostrando como esses conceitos conversam entre si”.
A iniciativa faz parte de uma série de ações que a organização oferece em seu portfólio, com soluções de qualidade para o alcance das metas dos ODS até 2030. Outro exemplo nesta linha é o curso Capitalismo Consciente: Associando Impacto Social e Resultado Financeiro, programado para começar ainda em novembro.
“Os 17 ODS são um movimento mundial e a importância de estudá-los é para fortalecer a cultura da sustentabilidade ambiental, social, financeira nas cooperativas. Claro, com o objetivo de torná-las mais eficientes nas suas iniciativas dentro deste mercado, hoje, tão exigente e que conversa tanto com a sustentabilidade”, reforçou a analista da Gerência de Educação e Desenvolvimento Sustentável do Sistema Ocemg, Rouzeny Zacarias.