Imagem - Ocemg
Notícias

Sistema Ocemg realiza último módulo do Programa Lidercoop

01/12/2020
Compartilhar em:
WhatsAppFacebookTwitterLinkedIn
Imagem - Ocemg

O tema Sustentabilidade e Prosperidade norteou os debates do último módulo da sexta turma do Programa de Gestão Avançada para Lideranças (Lidercoop), realizado pelo Sistema Ocemg. Nos dias 25 e 26 de novembro, os 35 participantes integraram as aulas virtuais do Programa.

Realizado em parceria com a Fundação Dom Cabral (FDC) desde 2015, o Lidercoop fomenta o desenvolvimento das competências essenciais de gestão e governança aplicadas às diversas funções gerenciais e estratégicas empresariais, bem como de negócio das cooperativas. Até a quinta turma, já haviam sido capacitados 157 conselheiros, presidentes e diretores cooperativistas mineiros.

Por ocasião do fechamento do módulo, o presidente do Sistema Ocemg, Ronaldo Scucato, conversou com os participantes sobre a realidade atual, as mudanças que a pandemia trouxe para a sociedade e a relevância dos dirigentes cooperativistas se manterem informados e capacitados. “A vacina universal é a educação”, falou, frisando que os efeitos do coronavírus seriam mais amenos se as pessoas fossem mais educadas e empáticas. Ainda sobre o papel da educação, Scucato afirmou que “é por isso que o Sistema Ocemg, por meio do Sescoop/MG, investe cada vez mais na capacitação do seu público, para que sejam, cada vez mais, cidadãos conscientes”.

 

Mediando as discussões do último módulo o professor Pedro Lins, falou sobre as diferenças entre caridade, filantropia, responsabilidade socioambiental, sustentabilidade, competitividade sustentável e espiritualidade. Para ele, a escolha da temática para o último módulo é justamente porque Sistema Ocemg acredita na importância da implantação nas cooperativas da Governança Ambiental, Social e Corporativa, termo que se refere aos três fatores centrais na medição da sustentabilidade e do impacto social de um investimento em uma empresa ou negócio.

Sobre a aplicação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU) no dia a dia das cooperativas, Lins frisou que é necessário “entender como os ODS se conectam com a organização. Não funciona pensar em atingir todos os objetivos”.

Esta edição do Lidercoop teve o primeiro módulo presencial, em fevereiro deste ano, e os outros cinco em formato virtual. No decorrer do programa foram abordados 12 temas: Cenário Político Econômico; Gestão Estratégica de Cooperativas; Liderança 4.0: a alta performance na Quarta Revolução Industrial; Gestão da Mudança; Transformação Digital e Inovação; Inovação em Modelo de Negócios; Governança Corporativa em Cooperativas; Orientação para Mercados; Finanças e Gestão de Risco Financeiro; Gestão Estratégica de Pessoas; Gestão de Riscos do Negócio e Sustentabilidade e Prosperidade.

Integrante da sexta-turma, o vice-presidente da Unicred Aliança de Uberlândia, William Manoel Cecílio, ressaltou que “cada professor foi escolhido pelo grau de conhecimento da matéria, com uma didática muito boa. O Lidercoop tem uma riqueza de informações que abriu a cabeça de todos nós, participantes, e trouxe dados que têm grande aplicabilidade no cotidiano do negócio”.

Imagem - Ocemg

Baixe o Aplicativo do
Sistema Ocemg

Disponível para:
Imagem - Ocemg