Nos dias 15 e 17 de setembro, o Sistema Ocemg realizou o Workshop Plano Diretor com as cooperativas do ramo crédito. A organização vai realizar os workshops com todos os ramos de forma a ouvir cada setor e, assim, mapear as necessidades, expectativas e proposições dos dirigentes e projetar as ações do Sistema Cooperativista para os próximos cinco anos.
A abertura do encontro foi realizada pelo vice-presidente do Sistema Ocemg, Samuel Flam, que abordou a importância de todos conhecerem a missão da organização que é promover, desenvolver, representar e defender o cooperativismo mineiro, tornando-o mais competitivo, respeitado e admirado pelo papel que desempenha na sociedade. “Dentro deste modelo da nossa missão, queremos ouvi-los, saber quais são as necessidades que vocês enxergam e o que a Ocemg pode fazer para contribuir. Esse plano diretor é emergente, ele escuta vocês, escuta a nossa base para que possamos construí-lo. Mas, cabe ressaltar, que emergente não tem sentido de pressa, mas de nascedouro, ele nasce de baixo para cima e, com a escuta, podemos chegar a um melhor Plano Diretor, de forma que possamos ter estratégias claras sobre onde queremos chegar”.
O workshop foi mediado pelo consultor da Fundação Dom Cabral (FDC), Carlos Bonato, que explicou para os participantes que a metodologia do encontro abordaria quatro dinâmicas com o intuito de refletir melhor sobre os pontos mais relevantes de cada tema, sendo conjecturadas a lógica da visão; o contexto; as oportunidades e ameaças; as diferenças a desenvolver; os fatores críticos e contribuições.
“Costumo dizer que na gestão estratégica as organizações possuem dois grandes desafios, o primeiro é estruturar uma estratégia que garanta o crescimento sustentável da organização e, para que a gente realmente desenhe uma tática vencedora, nós precisamos ouvir todos para ter diversidade de opiniões e entender como cada pessoas compreende e enxerga cada contexto que está inserido. Por isso, estas dinâmicas aqui são importantes. O segundo grande desafio é a capacidade de executar a estratégia. E, para ter o sucesso da execução, o alinhamento estratégico e o engajamento de todos é fundamental. Por isso, a participação de vocês na construção do Plano Diretor da Ocemg é crucial para termos sucesso”, explicou Bonato.