O Sistema Ocemg realizou, no dia 15 de julho, o workshop Organização e Condução de Assembleias Gerais Especiais para Cooperativas de Trabalho, Produção de Bens e Serviços. Na oportunidade, representantes do setor puderam se inteirar sobre temas como a nova classificação dos ramos cooperativistas, lançada pela OCB em 2019 e que entrou em vigor no ano passado.
De acordo com o presidente do Sistema Ocemg, Ronaldo Scucato, a capacitação é o principal caminho para as cooperativas que anseiam por permanecer competitivas no mercado. Além disso, ele frisou sobre o papel que a tecnologia tem ocupado atualmente e frisou a importância das pessoas, que prestam serviços para a sociedade, estarem preparadas para estas mudanças e inovações.
Na sequência, o instrutor do workshop e presidente da Coopifor, José Aílton Junqueira, explicou o que motivou a alteração pela Unidade Nacional, com foco em modernizar a forma como os ramos do cooperativismo são divididos no país. Assim, o Trabalho, Produção de Bens e Serviços foi o que contemplou mais mudanças, tendo passado a englobar as cooperativas que prestam serviços especializados a terceiros ou que produzem bens tais como beneficiamento de material reciclável e artesanatos, por exemplo. Ele reúne todas as cooperativas de professores e dos antigos ramos: produção, mineral, parte do turismo e lazer e, por fim, especial.
Outros temas abordados foram a Lei 12.690, de 2021, que define a organização e o funcionamento das cooperativas de trabalho brasileiras, e os desafios que o negócio cooperativo vem enfrentando e irá lidar nos próximos anos.
De acordo com o texto da referida Lei, “além das Assembleias Geral Ordinária e Extraordinária para deliberar nos termos dos e sobre os assuntos previstos na Lei nº 5.764, de 16 de dezembro de 1971, e no Estatuto Social, a Cooperativa de Trabalho deverá realizar anualmente, no mínimo, mais uma Assembleia Geral Especial para deliberar, entre outros assuntos especificados no edital de convocação, sobre gestão da cooperativa, disciplina, direitos e deveres dos sócios, planejamento e resultado econômico dos projetos e contratos firmados e organização do trabalho”.
“O objetivo deste workshop é a capacitação das cooperativas do ramo para a realização da assembleia especial em cumprimento da Lei 12.690, e que as organizações realmente promovam essas assembleias, bem como que elas enviem as atas para o setor de cadastro do Sistema Ocemg”, ressaltou Junqueira.